Orquestra Opus recebe Sá & Guarabyra

A Orquestra Opus traz novamente ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec a dupla Sá & Guarabyra. Representante do movimento conhecido como “rock rural”, os músicos apresentam grandes sucessos da carreira além de canções inéditas, com arranjos exclusivos feitos pelo maestro e fundador da Opus, Leonardo Cunha. O show acontecerá amanhã, às 21h. Os ingressos custam R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia) e podem ser adquidos no site www.cinetheatrobrasil.com.br, nas rede social @cinetheatrobrasil e na bilheteria do teatro. O espetáculo oferece tradução em libras e audiodescrição.
Dupla musical formada em 1971 entre um carioca e um baiano, Sá & Guarabyra estão entre os mais influentes nomes da música brasileira. Os músicos são conhecidos por criarem o “rock rural”, estilo musical que surge nos anos 1970, mesclando uma linguagem poética que se refere aos temas do campo.
Sá & Guarabyra e a Orquestra Opus presenteiam o público mineiro com canções que marcaram as telenovelas brasileiras e outros sucessos da dupla como “Roque Santeiro”, “Dona”, “Caçador de Mim”, “Espanhola”, “Tabuleiro”, “Sobradinho”, “Mestre Jonas”, “Casaco Marrom” e “Outra Vez na Estrada”. Músicas inéditas de Sá & Guarabyra também estão no repertório e serão tocadas para o público pela primeira vez, no show com a Orquestra Opus.
Sob o comando do maestro Leonardo Cunha, a Orquestra Opus vem fazendo sucesso apresentando o projeto “Orquestrando Brasil”, com dezenas de apresentações em várias cidades brasileiras. Em 2007, este projeto resultou na gravação de um CD cujo repertório foi escolhido a partir das músicas de maior identificação do público nas apresentações da orquestra. “Orquestrando o Brasil” levou a orquestra a apresentar-se fora do país, alcançando projeção internacional.
Nascido em 15 de outubro de 1945 no Rio de Janeiro, Luiz Carlos Pereira de Sá é cantor, compositor e instrumentista (violonista). Começou a estudar violão na adolescência, escrevendo sua primeira composição aos 17 anos. Formou-se em direito pela Faculdade Cândido Mendes (RJ). Em 1971, formou, com Zé Rodrix e Guarabyra, o trio Sá, Rodrix & Guarabyra. A partir de 1974, com o desligamento de Zé Rodrix, passou a atuar em dupla com Guarabyra. Gutemberg Nery Guarabyra Filho é músico, compositor, escritor, poeta e nasceu na cidade de Barra do Rio Grande, na Bahia, em 20 de novembro de 1947.
O concerto “Orquestra Opus convida Sá & Guarabyra” acontece dentro da Mostra Cine Brasil de Teatro e Música e integra as atrações que celebram os dez anos de reabertura do Cine Theatro Brasil Vallourec. A programação segue até janeiro de 2024 com show do cantor Fagner (23 de novembro) acompanhado da Orquestra Opus, e as apresentações de espetáculos como a peça “Elogio da Loucura” (29 de outubro, “A Iluminada” (9 e 10 de novembro), “Crimes Delicados” (15 e 16 de dezembro) e “O veneno do Teatro” (13 e 14 de janeiro).
Para a gerente de ação cultural do Cine Theatro Brasil Vallourec, Sandra Campos, a Mostra Cine Brasil de Teatro e Música é mais uma oportunidade de celebrar os dez anos de revitalização do Cine, ocupando o espaço com eventos de qualidade. “Trazer para a cidade alternativa cultural diversa revigora o nosso propósito e nos mantém conectados com as produções culturais brasileiras”, afirma Sandra Campos.
Ouça a rádio de Minas