Variedades

Personalidades falam da relevância do Diário do Comércio para Minas Gerais; veja depoimentos

Grandes nomes do cenário político, econômico e empresarial do Estado e do País destacam modernização do Diário do Comercio
Atualizado em 4 de junho de 2024 • 19:59
Personalidades falam da relevância do Diário do Comércio para Minas Gerais; veja depoimentos
Foto: Pedro Gontijo | Imprensa MG

No dia em que o Diário do Comércio iniciou um importante capítulo em sua história, com lançamento de nova marca e renovação do projeto gráfico, ouvimos o depoimento de personalidades de várias áreas sobre como enxergam este veículo de imprensa mineiro. Confira a seguir.

Romeu Zema, governador de Minas

“Atento às rápidas mudanças no mundo, o Diário do Comércio segue se modernizando para continuar sendo referência no Brasil quando o assunto é economia, gestão e negócios. O meu
desejo é que o jornal chegue a um século de vida em breve, mantendo o patamar de qualidade que conquistou ao longo dos quase 92 anos de história, como um dos principais representantes do jornalismo sério, abastecido por análises criteriosas e comprometido com os fatos.”

Frederico Peret, diretor-Presidente da Unimed-BH

“O Diário do Comércio é uma referência no jornalismo de qualidade para quem deseja acompanhar de perto o cenário econômico tanto de Minas Gerais quanto do Brasil.

Ao longo de mais de nove décadas de trabalho, o jornal vem demonstrando sua capacidade constante de transformação, adaptando-se às mudanças e sempre buscando evoluir, ao mesmo em que reforça a sua importância como fonte confiável de informação.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A Unimed-BH parabeniza o jornal e toda a sua equipe por essa nova etapa, que é marcada pela inovação e pelo compromisso com a sustentabilidade.”

Marciele Delduque, presidente da Cufa MG

“Ser uma colunista, representando as mulheres do território de favela no Diário do Comércio é fundamental para trazer perspectivas e experiências únicas para o jornal, enriquecendo a cobertura e representando uma parcela significativa da sociedade, que muitas vezes é subrepresentada na mídia tradicional. Isso também ajuda a promover a diversidade e a inclusão, ampliando o alcance do jornal e sua relevância para diferentes públicos. Sobretudo para o empreendedorismo feminino.”

Gustavo Werneck, CEO da Gerdau

“Ao longo dessa jornada quase centenária, o Diário do Comércio tem sido uma fonte relevante de informação, reflexão e análise econômica e empresarial para Minas Gerais. A sua importância vai além do jornalismo, influenciando o cenário macroeconômico de todo o Estado. Gostaria de parabenizar o Diário do Comércio pela nova fase, desejar sucesso continuado em sua trajetória de prestação de serviço à sociedade mineira com um jornalismo de alta qualidade, e reforçar que a Gerdau seguirá parceira para somar com informações que contribuam para o fortalecimento do veículo.”

Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do Iclei América do Sul

“Uma instituição que há quase um século se preocupa em contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais. Apontando tendências de forma imparcial e isenta, repercutindo iniciativas importantes e atuando com protagonismo em iniciativas inovadoras que visam o bem comum e a transformação positiva rumo a um estado mais sustentável e melhor para se viver!
Parabéns pela nova fase e vida longa ao Diário do Comércio!

Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte

“Parabéns pelo lançamento da nova marca, da nova plataforma digital e do novo layout da edição impressa. Este é um marco importante na trajetória do Diário do Comércio, que reafirma seu compromisso com a inovação e a qualidade. A modernização da identidade visual e a adaptação às novas tecnologias refletem o desejo contínuo de evoluir e se consolidar no
cenário jornalístico. Que essa nova fase traga ainda mais sucesso, engajamento e reconhecimento. Continuem a inspirar e informar, mostrando que mudar é essencial para crescer todos os dias.”

Daniela Garcia, CEO do Capitalismo Consciente Brasil

“O Diário do Comércio é um parceiro do Capitalismo Consciente Brasil desde o lançamento da nossa filial em MG. Sempre atento às temáticas relacionadas à nova economia, gestão
sustentável e orientada a impacto positivo, o veículo segue ao nosso lado amplificando nosso conceito através de coberturas importantes e completas. O espaço que o veículo dedica ao CCBrasil demonstra sua preocupação em informar aos empresários locais e à audiência qualificada que existe uma forma mais humana e inovadora de fazer negócios e investimentos no País, alicerçados pelos pilares do capitalismo consciente.”

Antônio de Salvo, presidente do Sistema Faemg Senar

“O Diário do Comércio é um importante canal de comunicação com o público mineiro, tem o compromisso com a informação séria, trazendo o que tem de mais atual no âmbito da economia e dos negócios. No agro, o Diário do Comércio contribui para mostrar à população a
importância do setor e como o trabalho dos produtores rurais proporciona alimentos à mesa e ajuda a alavancar a economia do nosso País. Que a nova fase do jornal seja de muito sucesso!”

Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico

“A relação entre o governo de Minas e o Diário Comércio, no que diz respeito às pautas socioeconômicas do Estado, é histórica e vai muito além de uma conexão meramente
burocrática construída com o Poder Executivo. Há mais de nove décadas acompanhando de perto os setores produtivos e a economia mineira, o veículo é fundamental no trabalho
realizado, na medida em que joga luz sobre os desafios a serem superados pelo poder público e se propõe a levar com transparência e qualidade as informações para os cidadãos mineiros.”

Guilherme Duarte, presidente da Copasa

“O Diário do Comércio sempre foi um parceiro de primeira hora da Copasa, não só na divulgação de nossas ações, mas também como um aliado na busca pelo crescimento e desenvolvimento de nosso Estado. Este é um momento especial, que marca o início de uma
nova era e, portanto, desejamos que o Diário do Comércio continue a prosperar, trazendo sempre informação de qualidade e impactando positivamente a vida econômica de todos os mineiros.”

Prof. Carlos Arruda, presidente da Fapemig

“O Diário do Comércio é um canal fundamental de comunicação e acesso aos pesquisadores, empresários e empreendedores mineiros, garantindo uma divulgação honesta sobre os avanços das pesquisas, tecnologias e inovações financiados pela Fapemig e conduzidos por instituições de ciências, tecnologia e empresas inovadoras de Minas Gerais. Parabenizamos pela nova fase.”

Bruno Lasansky, CEO da Localiza&Co

“Em nome da Localiza&Co e dos nossos mais de 20 mil colaboradores, parabenizo o Diário do Comércio pela nova fase e seu relevante legado para a sociedade com conteúdos de qualidade sobre economia e negócios. O Diário do Comércio tem ocupado um papel importante na promoção de debates construtivos, contribuindo para a valorização do empresariado mineiro. Assim como a Localiza&Co, o Diário do Comércio soube se reinventar diante dos desafios e se consolidou como um dos orgulhos mineiros.”

Geneviève Poulingue, reitora da Faculdade SKEMA

“É uma grande honra fazer parte do seleto grupo de colunistas do Diário do Comércio. Sou economista, educadora e responsável por um negócio internacional em BH e busco trazer temas provocativos e alinhados à cuidadosa linha editorial do veículo. Percebo a relevância informativa e articuladora dos negócios, das lideranças e das pautas de desenvolvimento econômico sustentável. Isso é primordial para a audiência crítica que o veículo vem construindo em MG. Considero um veículo de vanguarda pelo seu caráter de comunicação transformadora.

Antônio Carlos Arantes, deputado estadual

“Como sempre digo em todas as oportunidades, o Diário do Comércio é uma das minhas mais importantes leituras diárias, considerando o seu compromisso com o trato da matéria e
veracidade dos fatos. Como deputado estadual e 1º Secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por diversas vezes as minhas falas foram pautadas em matérias do
Diário do Comércio, especialmente se tratando do setor agropecuário, geração de emprego, renda e financeiro, entre outras bandeiras importantes que defendo em meu mandato.”

Luis Gustavo Miranda, coordenador-geral do Capítulo MG do IBGC

“O Diário do Comércio tem se destacado pela sua capacidade de inovação, sempre buscando novas iniciativas e adaptando-se às mudanças do ecossistema de comunicação. Mais do que informar, trabalha na formação de pensamentos inovadores. É aberto e apoia diferentes iniciativas que revertem em benefícios para seus leitores e para a comunidade. É comprometido com seu propósito, apoia o desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada, incentiva a atuação dos agentes sustentáveis, com responsabilidade social e ambiental. Parabéns por pensar, informar e incentivar mudanças significativas para o nosso futuro.”

Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM

“A ArcelorMittal parabeniza o Diário do Comércio por mais esse passo importante de modernização editorial e transformação digital, o que consolida sua posição como jornal econômico de excelência em Minas Gerais. O veículo foi testemunha da evolução da economia mineira e da história centenária da ArcelorMittal em Minas e no Brasil, o que reforça o nosso
reconhecimento por sua presença jornalística, fundamental para a compreensão estratégica dos negócios e da contribuição das empresas para o desenvolvimento do Estado.”

José Henrique Dias Salvador, diretor-presidente da Rede Mater Dei de Saúde

“Em nome da Rede Mater Dei de Saúde, parabenizo o Diário do Comércio pela nova fase. A dedicação e o compromisso com a verdade e a informação de qualidade são fundamentais para nossa sociedade. O Diário do Comércio tem sido um pilar de credibilidade, contribuindo
significativamente para a cobertura dos principais fatos e se destacando como um importante veículo de economia e negócios. Que continue sendo uma referência no jornalismo e inspirando futuras gerações.”

Luciana Lopes, presidente Fundação João Pinheiro

“Enquanto entidade de ensino, de estatística e de pesquisa, nós, da Fundação João Pinheiro,
reconhecemos o fundamental trabalho de comunicação do Diário do Comércio a favor da disseminação de informações que precisam ser alcançadas pela sociedade. Pautados pela ética jornalística e compromisso com o acesso dos mineiros às informações tão relevantes, que venham outros muitos anos de trabalho e destaque. Parabéns Diário do Comércio pela nova fase!”

Daniel Miranda, CEO do BH Airport

“Ao longo de quase um século, o Diário do Comércio tem sido um pilar fundamental na disseminação de informações e na análise crítica dos acontecimentos econômicos que moldam nosso Estado. Temos orgulho de ver o BH Airport como pauta presente em suas páginas, certos de que a cobertura transparente e cuidadosa das ações e conquistas do nosso terminal impulsionam nosso desenvolvimento e, como consequência, o crescimento econômico de Minas Gerais.”

Virgínia Campos, presidente da SME

“Saúdo a longevidade de um importante veículo de comunicação, sério e de muita credibilidade. O Diário do Comércio tem mantido sua cobertura isenta e bom relacionamento
institucional com entidades que representam a engenharia, como a SME. Vida longa ao Diário do Comércio, seus gestores e colaboradores.”

Julia Caldas de Almeida, Superintendente Executiva da Fundamig

“A relação da Fundamig com o Diário do Comércio começou com a nossa participação no MM2032 e, de lá para cá, tem sido uma relação extremamente próxima e benéfica para nós, para o Terceiro Setor e para a sociedade. Sendo liderado pela Adriana Muls, que é uma excelente profissional, de uma competência e humanidade extraordinárias, o Diário do Comércio tem se mostrado acima da média, realizando um jornalismo absolutamente ético, propositivo e sempre em busca de soluções para os problemas e as mazelas sociais, o que
realmente contribui, de maneira efetiva, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para regeneração. Nós, da Fundamig, somos extremamente gratos por essa parceria, que já rendeu vários frutos e tem cultivado muitos mais.”

Antonio Batista da Silva Jr, presidente-executivo da FDC

A Fundação Dom Cabral celebra a nova fase do Diário do Comércio, agradecendo sua contribuição para o ambiente de negócios e o estímulo ao desenvolvimento de nosso País.
Nossa longeva parceria fortalece o compromisso de ambas as instituições com a sociedade mineira e com o avanço econômico e social do Estado. É uma honra ter a presença constante
e as contribuições valorosas de Luiz Carlos Motta Costa, presidente do Conselho do Diário do Comércio e Conselheiro Honorário da FDC. E é com grande satisfação que acompanhamos
as transformações do veículo. Sob a liderança dos competentes e dedicados Adriana e Yvan Muls, o Diário do Comércio inaugura uma nova fase, fazendo jus à sua história de ousadia e
relevância social. Certamente, o Diário do Comércio será fundamental para fomentar melhores
diálogos e gerar novas ideias que possam levar a sociedade a futuros mais desejáveis, com mais prosperidade social, ambiental e econômica.”

Emerson de Almeida, cofundador e presidente da Diretoria Estatutária da FDC

“O Diário do Comércio tem se destacado pela sua contribuição para MG. Presente, de forma ética e transparente, com seu jornalismo objetivo no acompanhamento dos negócios e dos investimentos no nosso Estado, estimulando o debate das questões contemporâneas. A FDC e o veículo possuem longa parceria uma relação de amizade e de admiração, marcada pela presença valiosa de Luiz Carlos Motta Costa, presidente do Conselho do Diário do Comércio e Conselheiro Honorário da FDC. Desejamos que o Diário do Comércio continue, por muitos anos, a desempenhar papel fundamental dentro do jornalismo brasileiro. Nos sentimos honrados em testemunhar este trabalho relevante para a sociedade.”

José Anchieta da Silva, presidente da ACMinas

“A ACMinas parabeniza pela nova fase do Diário do Comércio, veículo que, sempre se pautando pela ética e pelo rigor no trato da informação, tornou-se, sem dúvida, referência quando o assunto é economia e ambiente de negócios. Desejamos longevidade ao
Diário do Comércio e parabéns pela caminhada exitosa.”

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas