Pianista russo apresenta recital hoje em BH
 
                            Depois de dois anos de hiato, o Centro Cultural Unimed-BH Minas retoma a programação de música erudita e apresenta a série Concertos Gerdau. A edição 2022, que terá recitais até novembro, tem início hoje com o recital do pianista russo Alexander Yakovlev, às 20h30. A direção artística continua à cargo da musicista e professora de piano Celina Szrvinsk. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou no site da Eventim. A classificação é 10 anos.
Realizada desde 2013, a Série de Concertos, que atualmente tem o oferecimento da Gerdau, apresenta para o público, a preços populares, recitais de grandes nomes da música clássica mundial. No palco do Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas já pisaram nomes como a pianista Valentina Lisitsa, o violoncelista Antonio Meneses, o harpista Sasha Boldachev, a Orquestra Jovem de Boston, o Trio Nobile, o pianista macedônio Simon Trpcesk e o último recital do pianista abrasileiro Nelson Freire.
A diretora artística da série Concertos Gerdau, Celina Szrvinsk, diz que a escolha dos artistas que se apresentam na série tem como objetivo levar para o público o que há de mais belo na música erudita mundial. “O Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas é uma referência internacional, que nos instiga a equiparar o patamar artístico das programações com o das importantes salas de concerto do mundo. Temos a consciência de que sua infraestrutura permite essa ousadia e de que o público belo-horizontino merece o melhor. De um lado, lembramos com alegria dos célebres músicos que aqui já estiveram, de outro, mantemos vivo o compromisso com as agendas futuras”, observa a musicista.
O pianista russo Alexander Yakovlev é considerado um dos grandes fenômenos do pianismo russo internacional, dono de impressionantes 30 primeiros prêmios em concursos internacionais nos cinco continentes. O músico é celebrado pela crítica internacional como um “virtuoso e pensador”e é formado pelo Conservatório de Rostov, Rússia, onde também obteve seu mestrado sob orientação do professor Sergei Osipenko.
Suas apresentações nas últimas temporadas incluem os mais renomados teatros e salas de concerto como o Carnegie Hall, em Nova York, a grande Sala da Orquestra Filarmônica de Berlin, o Mariinsky Concert Hall, em São Petersburgo, a Bolshoi Zal do Conservatório de Tchaikovsky de Moscou, a Victoria Hall de Genebra e o Palau de les Arts Reina Sofia de Valencia, Espanha. Seu repertório multifacetado inclui mais de 30 concertos para piano e orquestra e mais de 20 programas solo.
Para a noite de estreia da série Concertos Gerdau, o músico interpretará Chopin, Brahms, Tchaikovsky e Stravinsky.
Ouça a rádio de Minas
 
 
       
             
             
             
             
             
             
             
             
            