Variedades

Senac Minas anuncia retomada de cursos profissionalizantes de moda

Cursos serão gratuitos e atenderão a uma demanda do mercado; possibilidade de oferecer uma pós-graduação também é estudada
Senac Minas anuncia retomada de cursos profissionalizantes de moda
Crédito: Carminha Santos

Para atender a uma demanda do setor de moda, o Senac Minas anunciou, durante a 31ª edição do Minas Trend, que retomará a oferta de cursos de aprendizado do segmento. Entre os temas que serão oferecidos estão: design, moda, costura, modelagem, produção, gestão de negócios e tendências.

O programa abrange a compreensão do novo cenário mercadológico, incluindo ferramentas digitais mais atualizadas, e visa atender não só a uma demanda do mercado, mas também profissionais experientes e entusiastas do setor.

De acordo com o diretor regional do Senac Minas, Joaquim Antônio Gonçalves, a nova diretriz da instituição dialoga com quem necessariamente precisa dos serviços do Senac.

“Temos uma presença muito grande aqui no Barro Preto (bairro na região Centro-Sul de Belo Horizonte considerado um polo de moda), o sindicato nos demandou e nossa equipe vem trabalhando nos últimos meses com a modernização de espaços”, comentou.

Segundo o diretor, num primeiro momento, será oferecido um curso técnico de moda, mas que está sendo discutida a possibilidade de oferecer uma pós-graduação na área.

“O curso técnico será oferecido em Belo Horizonte e em Divinópolis, na região Central de Minas, onde também há um polo de moda. Nossa intenção é retomar essa trajetória do Senac no setor que vem desde a década de 1960. Foi um dos primeiros cursos que nós oferecemos aqui e faz parte da nossa tradição. Até por isso, estamos discutindo a possibilidade da oferta de um MBA no setor também”, comenta Gonçalves.

Diretor regional do Senac Minas, Joaquim Antônio Gonçalves na 31ª edição do Minas Trend | Crédito: Juliana Sodré

As inscrições serão abertas em junho e a ideia do curso é proporcionar uma visão ampla das diversas carreiras disponíveis na moda, perpassando pelas habilidades tradicionais de costura, modelagem, desenvolvimento de coleções, produção, consultoria de imagem, marketing digital e cursos com tecnologia 4.0.

O curso será oferecido por meio de dois programas:

  • Itinerário Formativo – em que serão ofertados 18 cursos por meio do Programa Senac de Gratuidade para pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho ou atuam no segmento da moda, como estilistas, modelistas, costureiros, empreendedores de negócios de moda e estudantes universitários que desejam se aperfeiçoar nesse mercado, com renda per capita de até 2 salários mínimos. A carga horária pode variar entre 15 e 800 horas e haverá entrega de certificação.
  • Trilha Varejo da Moda – será ofertada pelo Senac+ e terá como público-alvo empresas do comércio de bens e serviços que atuam no setor da moda e que desejam capacitar seus colaboradores para se manterem atualizados com as tendências e demandas do mercado. Nesse projeto, os cursos também são gratuitos e a carga horária pode variar entre 15 e 48 horas também com entrega de certificação.

O diretor do Senac Minas explica que, para a retomada dos cursos, a entidade está investindo em infraestrutura de qualidade e modernizando laboratórios, para oferecer um programa que prepare os alunos para atuarem de forma competitiva e inovadora para o mercado de trabalho.

O diretor enfatiza o fato de os curso serem gratuitos: “Se você for ao Senac hoje, você não vai mais comprar um curso no balcão, porque todos são gratuitos”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas