Shoppings, supermercados e metrô: veja onde doar roupas de frio em Belo Horizonte

Com a queda das temperaturas em Minas Gerais, diversos pontos de Belo Horizonte se tornam locais de arrecadação de agasalhos e outras peças de frio para quem mais precisa. Entram na lista de pontos de coleta shoppings, supermercados, metrô e clube. Os itens são encaminhados à população em situação de rua e de vulnerabilidade social em Belo Horizonte e Região Metropolitana (RMBH).
A rede Multiplan, por exemplo, aderiu à campanha “Calor Humano”, organizada pelo Serviço Social Autônomo (Servas). Com isso, três shoppings de BH se tornaram pontos de coleta de doações. São eles:
- BH Shopping
Rodovia BR 356, nº 3049 – Belvedere
Piso Belo Horizonte, Portaria B
Todos os dias, das 10h às 22h
Doações até 1º de setembro - DiamondMall
Avenida Olegário Maciel, 1600 – Lourdes
Piso L1, em frente ao Empório & Padaria Verdemar
Todos os dias, das 10h às 22h
Doações até 31 de agosto - Pátio Savassi
Avenida do Contorno, 6061 – São Pedro
Piso L1, em frente ao Empório & Padaria Verdemar
Todos os dias, das 10h às 22h
Doações até 30 de junho
Os itens de frio doados nestes pontos serão encaminhados a instituições socioassistenciais que atendem crianças, idosos, pessoas em situação de rua e famílias em áreas de vulnerabilidade social. Os clientes dos shoppings podem doar desde cobertores, sapatos e meias até calças e gorros.
A diretora regional da Multiplan em Minas Gerais, Lívia Paolucci, destaca a importância de ações como esta. “Faz parte do DNA do Grupo Multiplan o envolvimento em pautas sociais. Podemos levar esperança e dignidade a muitos necessitados pelo estado afora, por meio de uma doação que impacta a vida de quem recebe, mas aquece também o coração de quem doa”, diz.
Sede também recebe doações
Mas a campanha do Servas não para por aí. A meta é arrecadar 30 mil itens que serão destinados para instituições cadastradas no SSA-Servas.
As doações também podem ser entregues diretamente na sede do Servas na Capital até o dia 30 de agosto. O endereço é avenida Cristóvão Colombo, 683, no bairro Funcionários, e o local fica aberto entre segunda e sexta-feira, das 8h às 18h.
“A Campanha Calor Humano visa proporcionar alívio e proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade durante o período de baixas temperaturas”, explica a presidente da entidade, Christiana Renault. “O povo mineiro é solidário e muito acolhedor, por isso acreditamos que podemos superar a nossa expectativa de arrecadação e aquecer muitas pessoas que necessitam”, finaliza.
Supermercados de BH aderem à campanha
Também é possível levar suas doações a unidades dos supermercados Verdemar e Supernosso em BH e Nova Lima.
Unidades Verdemar
- Viçosa – R. Viçosa, 572 – São Pedro
- Sion- Av. Nossa Sra. do Carmo, 1900 – São Pedro
- Buritis – Professor Mário Werneck, 1500 – Buritis
- Cristina – R. Viçosa, 572 – São Pedro
- Jardim Canadá – R. Vancouver, 40 – Jardim Canadá, em Nova Lima
- Raja – Av. Raja Gabaglia, 3600 – Estoril
- Cataguases – R. Paulo Afonso, 720 – Santo Antônio
- Savassi – Av. do Contorno, 6061 – São Pedro
- Serra – R. do Ouro, 195 – Serra
- Pampulha – Av. Santa Rosa, 846 – São Luiz
- Pátio – Av. do Contorno, 6061 – São Pedro
- Castelo – Av. Pres. Tancredo Neves, 2700 – Paquetá
- Shopping Woods – Rua Guaicuí, 700 – Luxemburgo
- Cidade Nova -Av. Cristiano Machado, 2130 – Cidade Nova
- Prado – R. Turquesa, 721 – Prado
Unidades Super Nosso
- Shopping Del Rey – Av. Presidente Carlos Luz, 3001 – Caiçara
- Lourdes – Rua Gonçalves Dias, 1.979 – Lourdes
- Luxemburgo – Av. Guaicuí, 355 – Coração de Jesus
- Cidade Nova – Rua Arthur de Sá, 191 – Cidade Nova
- Castelo – Av. Heráclito Mourão de Miranda, 1700 – Castelo
- Xua – Rodovia BR 356, 450 – Sion
- Vila da Serra – Rua da Paisagem, 480, Vila da Serra, em Nova Lima
O Servas também aceita doações em dinheiro, via Pix, na chave: [email protected]
O que doar
Nos pontos de coleta, são recebidas doações de:
- cobertores,
- sapatos,
- meias,
- casacos,
- camisas de mangas longas,
- calças,
- gorros,
- cachecóis
- e luvas.
O que não doar
É importante lembrar que não é permitida a entrega de itens impróprios para uso como sapatos únicos, tênis rasgados, meias furadas ou materiais com mau odor.
Confira outros pontos de arrecadação de agasalhos
Estações de metrô
O Metrô BH também está arrecadando roupas de inverno com a iniciativa “Agasalho Solidário”, que visa auxiliar milhares de pessoas da Capital em situação de vulnerabilidade social. O transporte ferroviário começou a receber as peças na segunda-feira (3). As doações podem ser feitas até o dia 20 de junho.
Os pontos de coleta estão localizados em três das estações de metrô, que funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Os terminais escolhidos para a arrecadação são:
- a Estação Eldorado,
- a Estação Vilarinho
- e a Estação Central.
São locais de bastante movimento e localizados em pontos estratégicos de Contagem e BH para facilitar o acesso de todos que desejam contribuir com agasalhos e ajudar a quem mais precisa.
Minas Tênis Clube
Desde o início do mês de junho, o clube mineiro está arrecadando agasalhos, cobertores e roupas quentes em bom estado de conservação. A campanha da instituição vai até o dia 31 de julho e as doações serão distribuídas para as instituições parceiras do programa Minas Tênis Solidário.
Veja onde doar:
- Minas I: rua da Bahia, 2.244, no bairro Lourdes, de segunda a sexta nos horários de 6h às 22h, aos sábados de 6h às 20h e, aos domingos e feriados, de 6h às 19h.
- Minas II: avenida Bandeirantes, 2.323, no bairro Serra, de segunda a sexta nos horários de 6h às 22h, aos sábados de 6h às 20h e, aos domingos e feriados, de 6h às 19h.
- Minas Country: avenida Country Club, 3.700, no Taquaril, terças e quintas, entre 9h e 17h, quartas, de 9h às 22h, sextas, de 9h às 17h, sábados, entre 7h e 21h, domingos e feriados, de 7h às 19h.
- Minas Náutico: avenida Princesa Diana, 200, Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima, terças e quintas, entre 7h e 22h, quartas e sextas, de 7h às 21h, sábados, domingos e feriados, entre 7h e 18h.
Ouça a rádio de Minas