SUV Coupé Fiat Fastback chega para conquistar mercado

Primeiro SUV Coupé da montadora do grupo Stellantis reúne o melhor de cada segmento, entregando conforto e potência

21 de outubro de 2022 às 0h28

img
Crédito: Stellantis / Divulgação

Ao longo de seus 46 anos a Fiat não para de se reinventar. A montadora do grupo Stellantis acaba de alcançar um novo marco na história da companhia e da indústria automobilística brasileira, com o lançamento do Fiat Fastback, primeiro SUV Coupé da marca.

Considerado o mais importante lançamento da empresa nos últimos anos, o modelo reúne o melhor de cada segmento. Entre as características do veículo estão o maior porta-malas da categoria e amplo espaço interno, uma das maiores alturas em relação ao solo do segmento, com posição de dirigir elevada, e a esportividade dos motores turbo. 

O Fiat Fastback é produzido no polo automotivo de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ele será o topo de gama da linha de carros de passeio da Fiat, que está ainda mais completa.

“Com esse lançamento, vamos ressignificar uma categoria. Estamos trazendo a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um nível só visto em segmentos premium. O Fastback aponta na direção do nosso futuro. Totalmente projetado no Brasil e fabricado em Betim, o modelo é o maior representante do reposicionamento da Fiat no mercado, atingindo um novo patamar na percepção do valor da nossa marca e nossos produtos”, afirma o vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul, Herlander Zola.

Disponível em três versões (Audace, Impetus e Limited Edition Powered By Abarth), o Fastback traz uma ampla lista de itens de série. Completo, ele sai de fábrica reunindo conteúdos como sistemas avançados de assistência à direção (Adas), freio de mão eletrônico, paddle shifters (câmbio borboleta), cluster full digital de 7 polegadas, central multimídia de até 10,1 polegadas e o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca, oferecido como item opcional. Vale dizer ainda que a Limited Edition Powered By Abarth traz um visual exclusivo e conta com o motor Turbo 270 Flex, líder em potência e torque frente a qualquer outro motor da categoria.

Histórico do Fiat Fastback

Tudo começou com um carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, que foi elogiado mundialmente por seu design que trazia a harmonização perfeita entre os desenhos de um SUV e um coupé. Com grande sucesso de público e mídia, o conceito ganhou vida e serviu como inspiração para o desenvolvimento do Fastback, desde o nome até as linhas marcantes e inovadoras.

Aliás, o próprio termo “fastback” faz referência direta a uma categoria super seleta de carros que têm em comum essa característica: o desenho veloz e as curvas dinâmicas. Um design fluido e esportivo, que faz com que ele pareça estar em movimento até quando parado. Dessa forma, não teria outro nome que representasse tão bem o SUV Coupé da Fiat, já que ele reúne todos estes atributos e ainda traz os conceitos do renomado design italiano.

“Orgulho define”

“O Fiat Fastback nasce dentro de uma Stellantis já consolidada como “House of Brands”. São nove diferentes marcas de automóveis somente aqui na América do Sul. Cada uma dessas marcas, dentre elas a Fiat, tem uma história riquíssima e cada uma delas desempenha um papel importante, fundamental, em nosso grupo. Mas todas usufruem de uma ampla sinergia, a melhor sinergia, que contempla as melhores instalações e as melhores pessoas para fazer os melhores carros do mercado. Isso – e somente isso – fez do Fiat Fastback um produto único. Quando a inovação encontra a paixão, coisas incríveis podem acontecer”, afirma o  presidente da Stellantis América do Sul, Antonio Filosa.

O executivo aponta algumas características do SUV Coupé, que devem conquistar os consumidores brasileiros. “O Fastback traz também emoção de nossos melhores motores, todos turbo, que vão entregar muita força, muita potência a quem dirigir. Ele traz o encantamento de um interior tecnológico e luxuoso, com um porta-malas gigante, que deixa esse carro sem comparação”, diz.

De acordo com Filosa, a marca Fiat vive hoje o melhor momento de sua história, tanto no Brasil como na América do Sul, onde mantém a liderança do mercado. 

O presidente da Stellantis América do Sul lembra também que o portfólio da companhia está renovado e destaca lançamentos como o da Nova Fiat Strada e do modelo 100% elétrico Fiat 500e. Além disso, a rede de concessionárias da marca foi repaginada.

“Tudo isso para dizer que nos preparamos para chegar até aqui. Que estamos prontos como marca e como rede, para um lançamento tão importante como o Fiat Fastback. Um modelo que vem coroar todo um longo processo de reformulação da Fiat e que agora chega em seu ponto mais alto. Orgulho, define”, conclui.

SUV com a esportividade de um coupé

O time do Design Center South America da Stellantis tinha uma grande missão: mais do que desenvolver um novo modelo, criar um modelo para estrear em uma nova categoria para a marca. Assim, nasceu um veículo imponente, autêntico e com o clássico design ítalo-brasileiro característico da Fiat.

Além da posição de dirigir elevada e a volumetria externa típica de SUVs, foi adicionada a essa mistura a esportividade de um coupé. 

Um dos pontos que chamam a atenção do modelo é a silhueta fluida, com a coluna C inclinada e o  teto mergulhando em direção à traseira. O para-choque tem entradas aerodinâmicas e grade no formato de colmeia tridimensional em black piano. Os faróis são Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas.

Para completar, as rodas de liga leve possuem um design bem particular diamantado, que deixa o Fastback ainda mais completo e refinado. 

Interior

O interior espaçoso do Fiat Fastback está entre os grandes diferenciais do novo modelo. Destaque para o porta-malas de 600 litros, o maior entre os concorrentes da marca. Além disso, o design clean, esportivo e futurista também chama a atenção.

O cockpit tem uma atmosfera envolvente para todos os ocupantes. Além disso, a posição do console central dá grande destaque à central multimídia e deixa todos os comandos em um só lugar ao alcance dos olhos e das mãos. Os bancos são bem espaçosos e possuem acabamento primoroso, com tecidos suaves ao toque. Estão disponíveis o Mescla Sanchez com embossed, o couro ecológico Preto com embossed e o couro natural Steel Grey com bordado.

Ainda sobre o espaço interno, não tem como não falar do surpreendente porta-malas, que é simplesmente o maior da categoria, com impressionantes 600 litros de capacidade, maior comprimento, largura e abertura de acesso entre os concorrentes, além de cobertura retrátil, facilitando a disposição de diversas malas e quaisquer objetos que o usuário queira transportar. Com os bancos rebaixados, o volume ainda chega a 1.087 litros. O espaço está também na maior capacidade do segmento em seus porta-objetos: são 28 litros no total, o melhor da categoria. Vale dizer que o modelo conta com um porta-copos removível com porta-objetos secreto.

Para completar, por dentro o Fastback ainda traz algumas surpresas: easter eggs escondidos com desenhos que possuem a cara da Fiat. 

O modelo está disponível em seis cores: Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Strato, Prata Bari, Cinza Silverstone e Vermelho Monte Carlo (esta última como opção exclusiva da versão Limited Edition Powered by Abarth). 

Tecnologia de ponta e segurança se destacam

O Fiat Fastback chega ao mercado com um dos modelos mais seguros produzidos pela indústria automobilística brasileira. Além disso, o lançamento da Stellantis traz tecnologia de ponta e motores potentes para conquistar o mercado brasileiro.

Desenvolvido sobre a plataforma MLA, uma das mais versáteis da Stellantis, o SUV Coupé conta com uma carroceria que é  composta por 87% de aço de alta e ultra resistência que dissipam melhor a energia do impacto em caso de colisão. O veículo possui quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais, que possuem uma tecnologia tão eficiente que fazem dupla função, protegendo a cabeça e o tórax.

Outro ponto forte do modelo é a altura do solo (192 mm) que está entre as melhores da categoria. No entanto, o porte dele não se limita à altura. Assim, ele também tem o maior comprimento (4,43m) entre os seus principais concorrentes.

A Fiat equipou o modelo com novas suspensões que garantem um aumento da estabilidade e uma direção mais precisa e direta. 

Motor potente

Com duas opções de motorização, toda a linha do Fiat Fastback  é equipada com motores turbo. As versões Audace e Impetus contam com o motor Turbo 200 Flex com potência de 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 200 Nm. O propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas  9,4 segundos, sendo o mais rápido entre os competidores com motor 1.0 turbo na categoria. O consumo do propulsor também impressiona por ser o menor entre os concorrentes com propulsor 1.0 turbo, registrando até 14,6 km/l na estrada. 

Já para aqueles que procuram um desempenho ainda mais arrojado, a Fiat traz o motor Turbo 270 Flex com a potência de 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 270 Nm de torque na versão Limited Edition Powered by Abarth, maiores potência e torque entre os concorrentes. Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e é ainda o mais rápido entre os competidores com motor turbo até 1.5l. Para completar, tem a melhor relação peso-potência da categoria (7 kg/cv).

E para deixar o Fiat Fastback ainda melhor, o modelo vem com três modos de direção: Normal (foco em menor consumo e mais conforto), Manual (mais versatilidade) e Sport (resposta mais rápida). 

Para comandar esses motores de ponta, a transmissão também está à altura. Por isso, o Fastback vem com câmbio CVT nas versões com Turbo 200 e transmissão automática de 6 marchas associada ao Turbo 270.

Tecnologia embarcada

O Fiat Fastback é equipado com Adas (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades: frenagem automática de emergência, que evita colisões contra veículos à frente; alerta de mudança de faixa, que auxilia o motorista em caso de saída da pista em que está, e a comutação automática dos faróis, que define entre o farol alto e baixo automaticamente.

Ele traz também como item de série o freio de mão eletrônico: basta pressionar uma tecla no console central para acioná-lo. A função traz mais uma conveniência: o Auto Hold. Com ela, o Fastback mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, seja em uma subida, um semáforo ou no engarrafamento, trazendo muito mais conforto para o dia a dia do cliente.

Não poderia faltar conectividade também no Fiat Fastback. Ele é equipado com central multimídia de 8,4 ou 10,1 polegadas (de acordo com a versão) com o Fiat Connect////Me.

O modelo conta ainda com wireless charger (carregador por indução) para smartphones c, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré e novo ar-condicionado automático digital que possui saída para fila traseira para maior conforto térmico. Além disso, conta com o recém-lançado Sound Design da Fiat, com notificações e alertas com tons agradáveis, para que o usuário tenha uma jornada auditiva ainda mais amigável.

Com três anos de garantia, o Fiat Fastback tem cesta de peças mais acessível entre os concorrentes (até 47% melhor nas versões com motor Turbo 200 e até 38% melhor na versão com Turbo 270). Ele ainda possui três opções de pacotes de manutenção com utilização de peças genuínas que podem ser adquiridos junto com o veículo para mais tranquilidade e conveniência do cliente.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail