Negócios

Ubook inicia expansão do serviço para a América Latina

O Ubook, startup brasileira focada no serviço de audiolivros por streaming, iniciou em maio o processo de internacionalização de seu serviço, levando para o México, o Chile e a Colômbia. “Desde a concepção, o Ubook foi projetado para atuar no mercado global. Logo no lançamento o site e aplicativo já estavam disponíveis nas versões inglês e espanhol, fazendo com que, mesmo antes do início da operação internacional, já tivéssemos um percentual significativo de consumidores fora do Brasil. O diferencial, porém, está na parceria firmada com as operadoras de telefonia celular nesses países, deixando o serviço mais acessível ao consumidor, pois possibilita que a cobrança da assinatura seja feita pela operadora, na conta ou abatendo do crédito pré-pago”, explica o CEO do Ubook, Flávio Osso. A estratégia de utilizar as operadoras de telefonia como meios de pagamento local faz-se importante principalmente em países onde o percentual da população bancarizada ou com acesso ao cartão de crédito ainda é baixo. Atualmente, o Ubook tem parceria com todas as operadoras de telefonia móvel do Brasil. O mesmo é esperado no México, onde o percentual da população com acesso a cartão de crédito é baixo. Entre sua população de 130 milhões de habitantes, existem apenas 30 milhões de cartões de crédito no México. Isto não significa, entretanto, que os mexicanos não são adeptos de compras por celular. Pesquisa da Adyen aponta que o México possui uma das maiores porcentagens de tráfego de internet proveniente de telefones celulares do mundo e é um dos 22 países que lideram a tendência para o comércio móvel. Além disso, e por acreditar no potencial de divulgação dos audiolivros, o México está implementando uma política de incentivo aos conteúdos em áudio. A Câmara Nacional da Industrial Editorial Mexicana (Caniem) realiza análises mais profundas para entender esse mercado e já implementou um projeto nas bibliotecas para impulsionar o consumo de audiolivros. O e-commerce eletrônico é um termômetro utilizado como base para a instalação das operações do Ubook, pois o perfil de consumo digital dos consumidores é essencial para as empresas que oferecem serviços por streaming, o que torna mais rápido o acesso aos conteúdos on- line. Este foi um dos fatores que impulsionou o início das operações da empresa na Colômbia. Segundo dados da Câmara de Comércio Eletrônico da Colômbia, o e-commerce fechou 2017 realizando 87 milhões de transações, o que representa crescimento de 36% na comparação com o ano anterior. O consumo digital, com a disseminação dos aplicativos e o avanço dos serviços por streaming, não é o único fator, contudo, que tem contribuído para a expansão do segmento de audiolivro no mundo. Os principais motivos que incentivam o crescimento deste mercado são: a falta de tempo para sentar e ler um livro e a produção cada vez mais elaborada dos conteúdos em áudio. Embalado pelo forte aquecimento deste mercado, Flávio Osso adianta que México, Chile e Colômbia são apenas o começo da internacionalização dos serviços do Ubook. “Ainda este ano iniciaremos operações em outros países da América Latina e também começaremos a operar na Europa, totalizando 12 países onde o Ubook atuará ativamente até o final de 2018”, revela o CEO. Mercado – Todas as pesquisas sobre audiolivro apontam para o crescimento do segmento em nível global. Levantamento da Audio Publishers Association (APA) revelou que as vendas de audiolivros em 2017 totalizaram mais de US$ 2,5 bilhões, alta de 22,7% em relação a 2016. Foi o sexto ano consecutivo em que as vendas de audiobooks se expandiram em dois dígitos. A pesquisa foi divulgada em julho deste ano. Os dados demonstram que o forte crescimento que a indústria de audiolivros tem visto nos últimos anos continua e corrobora o fato de o segmento vir sendo destaque em quase todas as feiras internacionais de livros realizadas no ano passado e no início deste ano.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas