Economia

Fiemg promove 1º ciclo de estudos estratégicos de defesa

Fiemg promove 1º ciclo de estudos estratégicos de defesa
Crédito: Iveco/Divulgação

Com o objetivo de promover o fortalecimento da Indústria da Defesa Nacional em Minas Gerais, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em parceria com a Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa, realiza o 1º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa para reunir executivos e industriais do setor.

O primeiro encontro será realizado na próxima quarta-feira (2), na sede da Federação, e contará com a presença do comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante da Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

O tema da palestra de abertura será “Fundamentos e valores da Escola Superior de Guerra dentro da ambiência nacional”. Outras sete palestras compõem o ciclo com temas como: Cenário brasileiro perante novos rumos da geopolítica; Projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira; Indústria da Defesa como pilar do desenvolvimento nacional; Geopolítica dos conflitos do século XXI e a Amazônia; Geopolítica do entorno estratégico; A importância das expressões do Poder Nacional na segurança e no desenvolvimento do Brasil.

“O objetivo do Ciclo de Estudos é proporcionar a interação entre civis e militares, aproximando-os dos conhecimentos em relação à Defesa do Estado. A ESG, com sua expertise acumulada durante 70 anos discutindo os problemas nacionais, poderá contribuir de forma determinante na formação do entendimento empresarial para o atual momento, com novas perspectivas de solução”, destacou a coordenadora da Assessoria Estratégica da FIEMG, Natália Mendanha.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Minas Gerais conta com relevantes indústrias na área da Defesa, como a Embraer – terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, a Helibrás – único fabricante de helicópteros da América Latina, a Iveco – que produz e comercializa veículos de defesa, IAS, IMBEL, Datapool, Navtec, entre outras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas