Negócios

Mineira Cila Moda Praia completa 45 anos

Mineira Cila Moda Praia completa 45 anos
Crédito: Reprodução/Instagram

Quarenta e cinco anos é tempo suficiente para passar por crises, mudanças políticas, períodos de economia estável e verdadeiras revoluções culturais. Liderando uma equipe de 80 pessoas, mais de 95% delas mulheres, a empresária Cila Borges olha para trás consciente de que – mais do que bons insumos, qualidade técnica e sensibilidade para antecipar o que as mulheres vão querer usar à beira da piscina e do mar – o que fez o sucesso da marca que leva o seu nome foram as pessoas.

A Cila Moda Praia, com lojas na Savassi e no BH Shopping e fábrica no bairro Anchieta – todos na região Centro-Sul – aposta em tecnologia e inovação. “Tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação. Para isso é preciso olhar mais à frente, evitando errar. Passamos por muitas transformações. Eu vi telefone pregado na parede e hoje comercializo através das redes sociais. É também fruto da experiência. Se vou à praia estou observando, coletando informações mesmo sem perceber, de um jeito sutil, natural”, explica Cila Borges.

Além da moda própria, as lojas vendem produtos de terceiros na linha de acessórios e tecidos planos. Tudo, porém, passa pela curadoria da empresária. Mas o que ela gosta mesmo é do chão de fábrica. Para celebrar os 45 anos, ela convidou o artista Luís Matuto para ilustrar três temas que sintetizam os pilares da marca: o mar, a mulher e o amor. Para cada estampa há um trabalho de tipografia com as letras de cada palavra que define seu tema respectivo.

Para representar a história da Cila, a ideia foi recorrer ao acervo da marca. Modelos e modelagens foram revisitados contando a história, em uma homenagem aos hits de sucesso lançados em 45 verões. A novidade são as peças com “efeito tartaruga” usadas como acessórios e o trabalho handmade elaborado com linhas.

A coleção tem como base duas malhas altamente tecnológicas, mas com conceito ecológico e sustentável: a FluityCO2 e a Light CO2. Essa propriedade CO2 significa que os tecidos possuem a tecnologia Amni Eco Soul, o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo. Além disso, contam com outras especificidades como respirabilidade, conceito “easy care” e proteção UV.

“Investir em tecnologia é obrigação. O consumidor de hoje tem muita informação, então ele quer levar o melhor produto e ter certeza do que está levando. As vendas são verdadeiras consultorias. O treinamento de uma consultora é muito diferente do que era feito há poucos anos. É um investimento muito grande em treinamento”, revela a executiva.

Esse treinamento passa, inclusive, pelas redes sociais. Sem um e-commerce convencional, a Cila Moda Praia criou um jeito próprio de usar a internet. As clientes escolhem o modelo no site ou Instagram e fazem a compra pelo Whatsapp. As consultoras fazem fotos, enviam detalhes, anotam medidas e mandam o produto escolhido para o endereço indicado pela compradora.

“Tudo isso exige treinamento, pois o que realmente vale é a confiança que a cliente deposita em nós. Eu nunca quis ter uma marca gigantesca. Durante um tempo me dediquei ao atacado, mas percebi que não dava conta de fazer tudo. Dedicando-me apenas ao varejo consegui fazer isso da melhor maneira possível, fazer bem feito. Claro que durante esse tempo aconteceram tropeços, mas eles se transformaram em aprendizado”, pontua.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas