Mercado de reciclagem de veículos ganha incentivo

Ouvir a matéria 0:00 / 0:00
Mercado de reciclagem de veículos ganha incentivo
O Cefet-MG instalou uma unidade de reciclagem automotiva | Crédito: Divulgação

A sanção da Lei 23.592, que dispõe sobre o Programa de Reciclagem de Resíduos Veiculares (PRRV), pelo governador de Minas Gerais, promete fôlego a um novo mercado dentro do segmento automobilístico em Belo Horizonte: reciclagem de automóveis.

A medida busca incentivar a progressiva substituição dos carros considerados obsoletos (com mais de 20 anos de fabricação), mediante facilidades para aquisição de veículos novos que utilizem tecnologias ambientalmente sustentáveis.

Neste sentido, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), junto com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a empresa japonesa Kaiho Sangyo, que trouxeram à Capital a primeira Unidade Piloto de Reciclagem Automotiva (Upra) da América Latina, sai na frente. A planta foi instalada no Campus II do Cefet-MG no ano passado e teve investimento de US$ 1 milhão.

De acordo com o professor de engenharia mecânica e coordenador do projeto, Daniel Enrique Castro, a planta está preparada para treinamentos da atividade, a partir de tecnologias japonesas, o que poderá agregar ainda mais valor no contexto do tema. Por outro lado, ele lembrou que é preciso analisar outros pontos da lei, de maneira a entender o que poderá ou não viabilizar a demanda.

“Precisamos entender melhor como estes veículos chegarão à unidade, inclusive os que já estão sob guarda do Estado e já deveriam ter sido reciclados. O novo marco precisa trabalhar todas estas questões”, afirmou.

O processo de reciclagem de carros já acontece há alguns anos no Japão com tecnologia de ponta, conforme explica o professor. Enquanto em outros países os processos de reciclagem resultam no reaproveitamento de cerca de 70% dos veículos, naquele país o resultado chega a 95%. A planta mineira tem cerca de 500 metros quadrados e equipamentos com capacidade para fazer a reciclagem de 25 a 30 carros por dia.

“A lei pode ser um divisor de águas para a consolidação deste mercado em Belo Horizonte, Minas Gerais e até no Brasil, pois aqui não é uma realidade. Por isso, a demanda ainda é pontual, apenas a partir de trabalhos acadêmicos e veículos doados pela Fiat e outras empresas, mas poderá ser expandido”, explicou.

Conforme publicado no Minas Gerais, a norma incidirá tanto sobre os resíduos sólidos quanto sobre carcaças de veículos automotores abandonados. Segundo o texto, além de melhorar a segurança no trânsito, o PRVV pretende contribuir com a geração de empregos e na melhoria das condições ambientais, por meio da redução do consumo de combustíveis e da emissão de gases poluentes.

A lei prevê também a criação do Fundo de Incentivo à Renovação de Veículos Obsoletos (Firvo). Como recursos do Firvo, são citadas, entre outras fontes de financiamento, dotações consignadas no orçamento do Estado, transferências da União, dos estados e dos municípios para atividades de melhoria ambiental e recursos de ajuda e cooperação internacional.

A norma também institui o Conselho Estadual de Sustentabilidade Veicular (Cesv), com a finalidade de aprovar normas sobre o programa e zelar pela adequada utilização do Incentivo Estadual à Renovação da Frota (Ierf).

Trata-se de um crédito financeiro a ser concedido ao proprietário que entregar seu veículo na rede de revenda credenciada pela montadora, com destinação final ao Centro de Reciclagem Veicular (CRV). A concessão dos créditos respeitará a capacidade financeira do Firvo e terá como gestor o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

O Centro de Reciclagem Veicular (CRV) será voltado para a indústria de reciclagem de veículo automotor. O órgão será responsável pela coleta do carro ou carcaça e pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos, no prazo de 30 dias do recebimento. Também cuidará da baixa dos registros dos veículos.

Sobre o autor

Mara Bianchetti

Editora do Diário do Comércio. Graduada em Jornalismo pela Newton Paiva, com especialização em Jornalismo em Ambientes Digitais pelo UniBH. Premiada entre os jornalistas mais admirados da imprensa de Economia, Negócios e Finanças. LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/marabianchetti/

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas