Confira os apps mais buscados pelos brasileiros nos últimos meses

A RankMyApp, empresa referência global em mobile growth, inteligência de marketing e gestão de mídia mobile first, acaba de divulgar o ranking dos apps mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre de 2022. O estudo analisa o posicionamento diário dos aplicativos nas principais categorias da Google Play Store Brasil e App Store Brasil e aponta, por meio de uma média ponderada, os líderes de segmentos como Compras; Comer e Beber/Gastronomia e Bebidas; Entretenimento; Educação/Ensino; Finanças; Mapas e Navegação; Saúde e Fitness.
Na categoria Compras, chama a atenção o revezamento de Shein e Shopee entre os preferidos dos brasileiros. Considerando os usuários da Google Play, a Shein lidera, seguida de Shopee em 2º; Mercado Livre em 3º; Magalu em 4º; e Americanas em 5º. Fechando o top 10, aparecem Amazon Shopping (6º), Casas Bahia (7º), AliExpress (8º), OLX (9º) e O Boticário (10º).
Quando observados os usuários da Apple Store, a liderança se inverte, com Shopee no 1º lugar, seguida de Shein (2º), Mercado Livre (3º), Magalu (4º) e OLX (5º). Fechando o ranking, aparecem Americanas (6º), Amazon Shopping (7º), O Boticário (8º), Enjoei (9º) e Lojas Renner (10º).
“O estudo da RankMyApp é fundamental para que as empresas possam avaliar como os seus apps estão posicionados em relação aos concorrentes na Google Play Store e na App Store. É possível analisar os apps que trocaram de posições entre os mais buscados e os que se mantiveram na liderança em cada categoria, além de realizar comparativos entre apps específicos e, a partir daí, traçar as melhores estratégias de mobile marketing”, explica Rodrigo Thedim, Head de Marketing e Vendas da RankMyApp.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
iFood lidera em comida e bebida
De acordo com o estudo da RankMyApp, o iFood lidera a sua categoria tanto no Google Play (chamada de Comer e Beber) quanto na App Store (chamada de Gastronomia e Bebidas).
A surpresa fica por conta do app Zé Delivery, que ocupa a 2ª posição na Google Play, superando McDonald’s (3º), Burger King (4º), Habib’s (5º), Aiqfome (6º), Pede Pronto (7º), Daki (8º), Rappi (9º) e Bacio di Latte (10º). Atrás do iFood entre os mais buscados na Apple Store, estão McDonald’s (2º), Burger King (3º), Zé Delivery (4º), Habib’s (5º), Rappi (6º), Ticket (7º), Pede Pronto (8º), Daki (9º) e Coco Bambu (10º).
As lojas de app apresentam uma diferença crucial ao definir o ranking de buscas em Entretenimento: o TikTok é incluído nessa categoria apenas pela App Store – e ocupa a primeira colocação, seguido, respectivamente, por Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video, Globoplay, Star+, Disney+, Top Figurinhas, Paramount+ e Face Dance.
Já na Google Play, que tem o TikTok na categoria Social, a líder é a Netflix, acompanhada na sequência por Pluto TV, HBO Max, Desfrutar de Dinheiro, Star+, Globoplay, Disney+, CineVision VS, Cine Flix Play V2 e ViX.
O app do banco digital Nubank foi o mais buscado em Finanças tanto por usuários da Google Play quanto da App Store. Na lista da Google Play, os melhores listados são: CAIXA Tem (2º), Serasa (3º), Inter (4º), PicPay (5º), C6 Bank (6º), FGTS (7º), Bitz (8º), Carteira do Google (9º) e CAIXA (10º). Já na App Store, aparecem CAIXA Tem (2º), C6 Bank (3º), FGTS (4º), PicPay (5º), Inter (6º), CAIXA (7º), Mercado Pago (8º), Serasa (9º) e Banco Santander Brasil (10º).
Assim como em Entretenimento, as lojas avaliam de formas diferentes a categoria Mapas e Navegação. Considerada pela Google Play, a Uber lidera as buscas, seguida por 99, Waze, inDrive, Moovit, Cittamobi, Uber Life, Navegação GPS ao vivo, Radarbot e Lalamove para Entregadores. Na App Store, que enquadra a Uber na categoria Viagens, o top 10 é composto por Google Maps, Waze, Moovit, Cittamobi, Bike Itaú, Radarbot, Urbano Norte, Waze Carpool, Spoten e Lady Driver.
Usuários buscam aplicativos de línguas e cursos
A categoria Educação da Google Play foi puxada pelo app Duolingo. Na sequência, aparecem Brainly, Passei Direto, Minecraft, Falou, Photomath, Nutror, Toca Hair Salon 4 e Jogos educativos para crianças.
Já na categoria Ensino da App Store, os 10 mais buscados pelos brasileiros no segundo semestre de 2022 foram Hotmart Sparkle, Duolingo, Passei Direto, Nutror, Toca Life, Google Classroom, Brainly, PlantIn, Mesário e Photomath.
Entre os apps da categoria Saúde e Fitness, o Lucky Step foi o mais procurado na Google Play. Na lista aparecem ainda MeetYou, Treino para perda de peso, Pressão Arterial, Drogasil, Exercícios em Casa, Atma, Pressão Arterial Pro, Droga Raia e Treino em Casa para Mulheres.
Na App Store, o líder é o Impulse, seguido por Flo Calendário Menstrual, Gympass, Droga Raia, Calendário Menstrual, Treinos para perda de peso, Unimed Cliente, BetterMe e Treino e Exercícios em Casa.
Entre as redes sociais, destaque para Instagram e WhatsApp
Na categoria Social, o Instagram lidera entre os usuários da Google Play, seguido do TikTok, Helo, Auxílio Brasil GovBR, Facebook Lite, Scret, Instagram Lite, e, Facebook e Twitter. Na loja, o Whatsapp é listado na categoria “Comunicação”.
Na App Store, o WhatsApp é o de maior destaque, acompanhado por Facebook, Telegram, Messenger, BeReal, Discord, Instant Save, Followers Reports, Life360 e Google Duo – na App Store, o Instagram é listado em “Fotografia e Vídeo”.
Ouça a rádio de Minas