Economia

IPVA 2023: Confira a tabela com os dias de vencimentos

Neste ano, o prazo para o pagamento vai de 13 de março a 19 de maio. Há multa de 0,3% ao dia até o 30 dias após o vencimento
IPVA 2023: Confira a tabela com os dias de vencimentos
Quem antecipar o pagamento em cota única terá o desconto de 3% | Crédito: Reuters Roosevelt/Cassio.

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 é obrigatório e incide anualmente para quem possui um veículo. Neste ano, o prazo para o pagamento do tributo ocorre de 13 de março a 19 de maio, segundo o Governo de Minas Gerais. Porém, para ficar em dia com o Estado, é necessário acompanhar a escala de vencimentos.

Normalmente, os dias de pagamento são definidos de acordo com o final da placa de cada veículo. Desta forma, o contribuinte pode optar por pagar em uma única parcela com desconto. Para a quitação do imposto em cota única, será aplicado um desconto de 3%.

As placas com finais 1 e 2 terão o vencimento da primeira parcela ou única no dia 13 de março, e as segunda e terceira parcelas nos dias 13 de abril e 15 de maio, respectivamente. Os veículos com placas que finalizam em 3 e 4, terão a primeira parcela ou parcela única no dia 14 de março. Já as segunda e terceira parcelas, os pagamentos terão vencimento para 14 de abril e 16 de maio, respectivamente.

Motoristas já se anteciparam para o pagamento em Minas

De acordo com o Governo de Minas, até o dia 28 de fevereiro, os proprietários de 2,1 milhões de veículos se anteciparam e realizaram o pagamento integral ou parcialmente o IPVA. Ao todo, os pagamentos já geraram cerca de R$ 1,5 bilhão em receita aos cofres públicos. Esse valor já corresponde a 14,7% da previsão de arrecadação do imposto em 2023, que é de R$ 10,3 bilhões. A frota do Estado é de 11 milhões de veículos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Onde pagar o IPVA 2023?

O pagamento do IPVA 2023 pode ser feito em qualquer agência ou terminais de autoatendimento dos agentes arrecadadores autorizados. Em Minas, as instituições bancárias autorizadas a receber o recolhimento de pagamentos do tributo, são: Banco do Brasil, Mais BB, Itaú, Bradesco, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e a Caixa Econômica Federal. O pagamento pode ser realizado em todo o território nacional, bastando informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Leia também: Governo de Minas faz alerta a motoristas sobre golpes do IPVA; saiba como evitar!

Quem deixar de fazer o pagamento do IPVA 2023 pagará multa de 0,3% ao dia até o 30º dia após a data de vencimento. Mas, caso ultrapasse esse período, a multa salta para 20%, somada aos juros de Taxa Selic, acumulada do mês posterior ao vencimento até o mês do pagamento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas