Economia

DIÁRIO DO COMÉRCIO INTEGRA MINAS

DIÁRIO DO COMÉRCIO INTEGRA MINAS
Crédito: Adobe Stock

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Estado anuncia obras no Triângulo

O Governo de Minas Gerais publicou, na última semana, cinco editais de licitação para obras de recuperação do pavimento asfáltico em sete trechos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O conjunto de intervenções conta com investimentos de R$ 142 milhões que irão contemplar melhorias em 220 quilômetros de rodovias, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado (DER-MG).  Dentre as melhorias estão não apenas a restauração do pavimento, como também dos dispositivos de drenagem, além da nova sinalização horizontal e vertical ao longo dos segmentos. (Diário de Uberlândia)

Comércio prevê alta de 5% nas vendas

Considerada a segunda melhor data para o comércio, o Dia das Mães deve impulsionar as vendas em Passos na próxima semana. Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Passos (SindPass), Gilson Madureira, a estimativa é de aumento de 5% em relação ao mesmo período de 2022. Segundo ele, o Dia das Mães sempre “salva” o comércio. (Folha da Manhã – Passos)

Poços é cidade-irmã de Ponte da Barca

Poços de Caldas e o município português de Ponte da Barca tornaram-se cidades-irmãs em solenidade realizada na quarta-feira (3). O ato de irmanação foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Manuel dos Reis Marinho, e pelo prefeito Sérgio Azevedo. A geminação leva em conta a disposição mútua das cidades de Poços de Caldas e Ponte da Barca (Distrito de Viana do Castelo/Portugal) em se irmanarem a partir de suas peculiaridades, especialmente nas áreas da Literatura, Livro e Leitura, a incontestável vocação de Poços de Caldas para a literatura e o desejo da sociedade poços-caldense e sul-mineira para que a cidade integre a Rede de Cidades Criativas da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Nanuque está com nome sujo

Por falta de regularidade fiscal o governo do prefeito Gilson Coleta poderá viver dias tenebrosos se a administração pública não realizar as providências para limpar o nome do município. A falta de informações a órgãos do Estado e da União torna o município inapto para assinar convênios. No Tribunal de Contas do Estado, a contabilidade municipal não havia enviado o relatório de dezembro de 2022. Na esfera federal a situação não é muito diferente. Em consulta, a situação de Nanuque junto ao CAUC é irregular. Consta a falta de regularidade com o Cadin e encaminhamento de Contas Anuais, fato que impede o município de receber emendas e assinar convênios, porém, emendas impositivas podem ser enviadas aos cofres públicos. (Em Tempo – Nanuque)

Faculdade abre espaço de coworking

O Centro Universitário Una publicou edital que convida estudantes em formação, alunos egressos e toda a comunidade a participar do Programa Vivência Residentes Ânima Lab, em Uberlândia. O objetivo da iniciativa é proporcionar a empresas e profissionais liberais a oportunidade de hospedagem temporária nas instalações do Ânima Lab, um espaço de coworking da unidade acadêmica que visa incentivar a inovação e o empreendedorismo da cidade. O edital disponibiliza vagas para seis equipes, sendo duas formadas pela comunidade em geral, outras duas por profissionais formados na Una e mais duas por estudantes em formação na instituição. (Jornal Diário de Uberlândia)

Montes Claros avança em ranking de telefonia

Montes Claros subiu 77 posições e passou a ocupar o 26º lugar no ranking que avalia a evolução do acesso das pessoas à tecnologia 5G. É o que aponta a 7ª edição do ranking Cidades Amigas do 5G, elaborado pelas empresas de telecomunicações Conexis Brasil Digital, Teleco e Conecte 5G para avaliar a facilidade de acesso à nova banda larga. Os indicadores divulgados nesta semana apontam que Montes Claros integra o seleto grupo das dez cidades que mais avançaram no ranking, com nota 3,7. O ranking geral é liderado por Ponta Grossa, no Paraná, com nota 4,3, seguido por Porto Alegre e Curitiba, com nota 4,2, entre os 155 que já possuem o 5G. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Prefeitura quer vender terrenos

A Prefeitura de Formiga quer vender terrenos vagos do Município para investir em obras, como a reforma do Centro Comunitário de Baiões; infraestrutura, pavimentação e construção de uma estrutura para abrigar atendimentos médicos no Balneário Furnastur e Pontevila, além de uma praça com acesso público ao Lago de Furnas. Os terrenos que serão alienados ficam na Fazenda Ponte Alta; Residencial Quintas Ouro Negro; Balneário Furnastur; Loteamento “Las Brisas II”; Distrito Turístico Pontevila e comunidade de Baiões. O projeto entrará em tramitação na Câmara na próxima reunião ordinária da Casa e será analisado pelas comissões internas antes de ir a plenário para votação. (Jornal O Pergaminho – Formiga)

Maio Amarelo em Pouso Alegre

A Prefeitura de Pouso Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, realizou na manhã de terça-feira, 2, a abertura do movimento Maio Amarelo, movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro. A 8ª edição da campanha em Pouso Alegre possui como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”. Durante a ação foi realizada uma caminhada na Avenida Dr. Lisboa, uma importante via da cidade, até a Praça Senador José Bento. Em Pouso Alegre, somente no ano de 2022 foram registrados 3.051 acidentes de trânsito, que geraram 23 mortes. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Palácio dos Cristais será sede da Câmara

Em visita realizada ao Palácio dos Cristais, a atual Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas, presidida pelo vereador Gladston Gabriel da Silva, apresentou aos demais vereadores e à imprensa local as instalações do imóvel que abrigará a nova sede do Poder Legislativo Municipal. Localizado no centro da cidade e tombado pela prefeitura por sua importância cultural, o Palácio dos Cristais passará por adequações para receber toda a estrutura administrativa e legislativa da Câmara Municipal. Inicialmente o Palácio passará por uma readequação para acomodar servidores e vereadores. O local também contará com um Memorial para valorização da história do prédio e do Município. (Folha Patense – Patos de Mians)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas