Circuito Federaminas promove desenvolvimento econômico em cidades polos de Minas

A maior cidade do Vale do Rio Doce, Governador Valadares, foi escolhida para receber a primeira etapa do Circuito E-Minas 2023, evento promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas – Federaminas, que conta com apoio institucional do DIÁRIO DO COMÉRCIO.
Por possuir um dinamismo econômico que envolve toda região, polarizando a prestação de serviços e as mais diversas interações de consumo, a cidade abriu o evento, que acontecerá de julho a outubro em outros nove municípios polos do Estado.
Pelo segundo ano consecutivo, o projeto visa impulsionar o desenvolvimento de negócios em Minas Gerais e buscar novas oportunidades de investimentos em encontros com lideranças empresariais e associações comerciais para a criação de novas oportunidades para o empreendedorismo local.
O evento tem ainda como meta buscar novas parcerias a fim de atrair recursos para as cidades mineiras, além de promover o diálogo inclusivo com a classe empresarial.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
O presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, destaca que o objetivo principal é preparar as entidades comerciais para que possam ter um desenvolvimento local.
“O desenvolvimento econômico é importante porque através dele geramos emprego e renda para as pessoas, damos dignidade para o ser humano. O diálogo que estamos propondo e realizando é mostrar que toda cidade pode ter um bom desenvolvimento econômico”, ressaltou.
Dentre os pontos altos do projeto, está a participação do governo de Minas, por meio do Invest Minas e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), e do Sebrae.
A participação dessas instituições foca a construção de um relacionamento para envolver as políticas públicas de desenvolvimento local e regional, além de fortalecer as associações comerciais e as micro e médias empresas.
De acordo com o presidente da Associação Comercial de Governador Valadares, Stéfano Couri, foram mobilizados para o evento mais de 30 municípios da região do Vale do Rio Doce e do Vale do Aço, que foram representados por lideranças políticas locais, empresários e sociedade civil organizada.
“Tivemos a honra de abrir o circuito e agradecemos por termos sido uma das cidades que sediarão os encontros. Fechamos o dia com chave de ouro com a presença de Ciro Botini, ex-apresentador do canal Shoptime, que passou a experiência dele para os presentes de forma que aprendemos como vender no século XXI, como vender e vender bem”, disse Couri.
Ao fazer um balanço do dia, Rodrigues considerou que “o dia foi muito rico”. Ele conta que foi possível dialogar e ouvir cada um dos atores para fazer o desenvolvimento local acontecer.
Capacitação
Uma das atrações da programação é a presença de especialistas em desenvolvimento de entidades de classe, a fim de promover capacitações dos departamentos comerciais das entidades das cidades, em busca de uma sustentabilidade financeira e qualificação dos agentes comerciais.
Cerca de 100 micro e pequenos empresários são esperados em cada cidade em que o evento acontecerá. Em Governador Valadares, o público chegou a 480 pessoas, somando os públicos dos três turnos de evento.
Programação
Em todas as cidades onde acontecem o Circuito, a Federaminas conta com a parceria das associações comerciais locais e o Sebrae Minas, principal apoiador das micro e pequenas empresas mineiras. Todos com o objetivo de discutir e fomentar o desenvolvimento econômico das cidades sedes e regiões.
Confira a agenda dos eventos
11 de julho
Governador Valadares
Rio Doce e Vale do Aço
18 de julho
Nova Lima
20 de julho
Itabira
Rio Doce e Vale do Aço
8 de agosto
São Sebastião do Paraíso
Centro Oeste e Sudoeste
10 de agosto
Alfenas
Sul
22 de agosto
Pará de Minas
Centro Oeste e Sudoeste
24 de agosto
Diamantina
Jequitinhonha e Mucuri
5 de setembro
Ubá
Zona da Mata e Vertentes
19 de setembro
Janaúba
Norte
5 de outubro
Uberaba
Triângulo
Ouça a rádio de Minas