Confira o que funciona no feriado desta quinta-feira, 8, em Belo Horizonte

Nesta quinta-feira, 8 de dezembro, é comemorado em Belo Horizonte e algumas cidades do Estado a consagração de Nossa Senhora da Conceição ou Imaculada Conceição – padroeira da igreja católica.
Assim, é decretado feriado, inclusive na Capital.
Confira a lista que o DIÁRIO DO COMÉRCIO fez sobre o que vai abrir e fechar na data em Belo Horizonte e programe-se!
Comércio
O funcionamento do comércio de Belo Horizonte é facultativo, segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). A entidade informou que caso o comerciante deseje utilizar da mão de obra dos funcionários, será necessário cumprir alguns requisitos.
São eles: jornada de 8h com mínimo de 1h de intervalo, jornada extra com adicional de 70%, conceder uma folga compensatória em até 60 dias e fornecer vale-transporte.
Já os shoppings deverão abrir das 14h às 20h, com exceção dos shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden que irão das 10h às 16h.
Transporte público e limpeza urbana
O transporte público funcionará com quadro de feriado no dia 8, voltando ao normal na sexta-feira. O DIÁRIO DO COMÉRCIO recomenda, no caso de dúvidas, que você cheque as informações da sua linha no Google Maps, no app Moovit ou no site da BHTrans.
Quanto à limpeza urbana, somente a coleta seletiva será suspensa no feriado. A coleta de resíduos domiciliares será realizada normalmente e as Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) estarão abertas.
Saúde
Os centros de saúde não funcionam no dia 8 de dezembro, mas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Metropolitano Odilon Behrens, a Central de Internação, o Samu, o Serviço de urgência Psiquiátrica Noturno, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das UPAs abrirão normalmente 24h por dia. E no dia 9 o funcionamento dos centros de saúde voltam ao normal.
Supermercados
Já os supermercados da Capital podem funcionar normalmente, conforme a Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A abertura das lojas está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor. Os horários de funcionamento e possível fechamento de unidades onde haja significativa redução da demanda no feriado são definidos pelas empresas de forma autônoma.
*Estagiária sob supervisão da edição
(Atualizado às 17:38h)
Ouça a rádio de Minas