Marcha das Mulheres
A Marcha Mundial das Mulheres realiza sua 5ª Ação Internacional, em 2020, com o lema “Resistimos para viver, marchamos para transformar”. Em Belo Horizonte será realizado hoje o “Buteco das Minas”, a partir das 19 horas, no Armazém do Campo (avenida Augusto de Lima, 2.136, Barro Preto).
O evento contará com programação musical. Haverá apresentação das artistas Lu Toledo, Maira Baldaia, Andreia Roseno, Michele Oliveira, Vanessa Lima e Marina Campos, além de poesia e dança com Madu. Para arrecadação de fundos para o movimento, que terá ações até outubro deste ano, serão comercializados no local diversos materiais de divulgação da marcha, como botons, blusas e rifas.
“Bordado em Fotografia”
PUBLICIDADE
Reunir o bordado e a fotografia e transformar os dois processos criativos em uma mesma arte é o mote da exposição coletiva “Bordado em Fotografia”. A mostra é fruto de trabalhos autorais, desenvolvidos durante o curso “Bordando a História de Nova Lima e seu Povo”, realizado em janeiro deste ano, em Nova Lima.
São 50 trabalhos de 21 alunos que aprenderam a técnica do bordado em fotografia. Uma das organizadoras da exposição, a arquiteta Norma Faggion, explica que a exposição trabalha as memórias dos locais que fizeram parte da história das pessoas e da cidade de Nova Lima. “As fotos, a maioria em preto e branco, juntamente com as memórias de um povo ganharam novo significado por meio dos bordados”, ressalta. A exposição na Galeria e Espaço de Artes da Terra (avenida Rio Branco, 210, Centro, Nova Lima) tem entrada franca e pode ser vista até o próximo dia 20.
“Alegorias Flutuantes”
“Arabescos, geometrias, construções. As composições sugerem paisagens, bichos, personagens e o que mais a imaginação quiser revelar. Tudo parece familiar e, ao mesmo tempo, inédito”. É assim que Amanda Lopes, curadora da exposição “Alegorias Flutuantes” e professora de arte do Loyola, descreve as pinturas e esculturas do artista mineiro. Fernando Perdigão reuniu obras inéditas, multicoloridas, feitas com diversos materiais. Apesar de terem sido produzidas em períodos distintos, a maior parte das obras contém um mesmo esquema lógico de construção, formal e cromático.
Algumas imagens possuem apelo figurativo, enquanto outras tendem à abstração. A exposição pode ser vista no Passo das Artes, no Colégio Loyola (avenida do Contorno, 7.919,o Cidade Jardim) até o próximo dia 25, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h30; das 10h30 às 12h; das 14h às 15h30 e das 16h30 às 18h, com entrada franca.
Campeonato de xadrez
PUBLICIDADE
O Partage Shopping Betim (rodovia Fernão Dias, km 492, Betim) será palco amanhã do Campeonato Betinense de Xadrez 2020, no Espaço +Conhecimento, localizado no 3º piso. Organizado pelo Clube de Xadrez do município, os enxadristas se confrontarão em cinco etapas, sendo quatro classificatórias e uma final.
Uma etapa classificatória será realizada por mês, nas seguintes datas: amanhã; 4 de abril; 9 de maio; e 6 de junho. O dia 11 de julho está reservado para a final. Todas as fases serão disputadas no Partage Shopping Betim. A competição será realizada aos sábados, a partir das 13h, e seguirá as regras da Federação Internacional de Xadrez (Fide). Para participar será necessário fazer inscrição prévia, no local das partidas, 30 minutos antes do início. O valor das inscrições é R$ 10,00.
“Circo de Família”
O Circuito Instituto Unimed-BH apresenta o espetáculo “Circo de Família”, no próximo domingo, a partir das 10 horas, na Praça da Saúde, que fica na avenida Silva Lobo, no Grajaú. A entrada é gratuita.
A peça é uma criação da Cia Circunstância, que possui cerca de 15 anos de experiência circense e já se apresentou em diversos festivais nacionais e internacionais. O show apresenta uma família de palhaços, formada por, Pirueta Ravioli (Ravi Dias Bedê), filho do casal de palhaços Tica-Tica do Fubá (Dagmar Bedê) e Alegria Também (Diogo Dias), que buscam levar a arte aos quatro cantos do mundo, numa celebração à liberdade, ao amor e à arte do circo.