Economia da Alemanha corre o risco de “revés considerável” se medidas de contenção forem prorrogadas, diz BC

18 de janeiro de 2021 às 15h16

Frankfurt – A economia da Alemanha está conseguindo permanecer viva mas pode sofrer um “revés considerável” se as medidas de contenção ao coronavírus forem prorrogadas de novo, disse o banco central alemão nesta segunda-feira.

A Alemanha adotou medidas cada vez mais rigorosas, como o fechamento de algumas escolas e lojas, para reduzir a movimentação e os encontros desde o outono no hemisfério norte, conforme enfrenta uma segunda onda de infecções.

A chanceler Angela Merkel quer “uma ação muito rápida” para conter a disseminação das mutações da Covid-19 e antecipou uma reunião com líderes regionais para esta semana para discutir restrições mais duras.

O banco central afirmou que a economia deve conseguir se manter diante das medidas atuais, mas pode recuar se elas forem prorrogadas ou apertadas.

“Se as infecções não diminuírem de forma significativa e as atuais restrições sobre a atividade econômica persistirem ou mesmo forem apertadas, pode haver um revés considerável”, disse o Bundesbank em seu relatório mensal.

O ministro da Saúde, Jens Spahn, já afirmou que a Alemanha não conseguirá levantar todas as medidas de contenção no início de fevereiro.

O Bundesbank disse que a economia provavelmente estagnou mas não encolheu nos últimos três meses de 2020 já que uma recuperação na indústria e construção compensaram as perdas no varejo e hotelaria.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail