Vendas no varejo do Brasil têm queda inesperada em novembro após 6 meses de alta

15 de janeiro de 2021 às 16h28

São Paulo – As vendas varejistas no Brasil registraram queda inesperada em novembro, após seis meses de ganhos, mostrando que sofreram no final do ano passado com o impacto das perdas em supermercados.

As vendas no varejo tiveram recuo de 0,1% em relação a outubro, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em um mês marcado pela Black Friday, o dado contrariou a expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 0,4% e representou a primeira queda desde maio. Em seis meses consecutivos de ganhos, o volume de vendas acumulou crescimento de 32,2%.

Em relação a novembro de 2019, as vendas subiram 3,4%, contra expectativa de alta de 4,9% e também perdendo força após salto de 8,4% em outubro nessa base de comparação.

Apesar dos resultados fracos, o setor ainda se encontra 7,3% acima do patamar pré-pandemia, segundo o IBGE.

As vendas varejistas foram alavancadas pelo pagamento do auxílio emergencial do governo e pelo relaxamento das medidas de contenção ao coronavírus. A atividade no comércio varejista atingiu o fundo do poço em abril, depois de cair em março, já sob os efeitos da pandemia, enquanto o desemprego alto ainda pesa para o lado negativo. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail