Belo Horizonte receberá novo campus do IFMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) terá um novo campus em Belo Horizonte. O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que cederá o terreno para a sede do instituto, e o governo federal, que investirá R$ 30 milhões em reformas e compras de equipamentos.
A estrutura será montada em um terreno na sede da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTrans), localizada no bairro Buritis, na região Oeste de Belo Horizonte. O local é próximo à atual sede da reitoria do IFMG.
O prefeito da capital mineira, Fuad Noman (PSD), diz que a expectativa é de que o campus receba entre 3 mil e 4 mil alunos de cursos técnicos inteiramente gratuitos. “Fiquei muito satisfeito com a proposta que o ministro da Educação nos apresentou. Serão vários institutos em Minas Gerais e Belo Horizonte vai ser contemplado com um”, afirma.
A criação da sede do IFMG na cidade foi acertada no último dia 7. O acordo ocorreu durante um evento realizado na Capital, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito. A PBH espera que o campus possa ser transferido posteriormente ou, pelo menos, que haja uma segunda unidade localizada no Centro da cidade.
“Eu gostaria que pudesse ser no Centro de Belo Horizonte, dentro do Projeto Centro de Todo Mundo, para repovoar o Centro, para que as pessoas possam estudar e quem sabe morar”, ressaltou o prefeito.
Noman se reuniu com o reitor do instituto, Rafael Bastos, e o vice-reitor José Roberto, que estavam acompanhados do vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT), para tratar das primeiras ações para a implantação do IFMG em Belo Horizonte.
Lopes acredita que algumas atividades do IFMG se iniciem já no segundo semestre deste ano. “Belo Horizonte ganhará o melhor modelo educacional do planeta. O instituto traz um modelo verticalizado de educação, onde o jovem trabalhador tem uma formação inicial e continuada. Lá ele pode fazer o ensino médio, tecnológico, mestrado e até doutorado”, explica.
A proposta inicial de implantação do campus do IFMG na capital mineira inclui a realização de concurso federal para 75 professores com doutorado e 45 técnicos administrativos. Ao menos metade das vagas de ensino para a unidade da Capital será destinada a cursos de ensino médio tecnológico. O restante será destinado a cursos de graduação.
Sobre o IFMG
O instituto possui campus em 18 municípios mineiros e é integrante da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que oferta, principalmente, cursos técnicos e superiores. Todos os cursos do IFMG são gratuitos.
O ingresso em algum curso técnico ou superior da instituição pode ser feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou dos processos seletivos de vestibular e exame de seleção, que são realizados duas vezes por ano.
(Com informações da PBH)
Ouça a rádio de Minas