Black Friday poderá girar R$ 2,01 bi em BH

6 de novembro de 2020 às 0h19

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A ABRAFESC - Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito vai aproveitar a expertise de seus dirigentes para buscar soluções aos problemas que afligem os empreendedores, de uma forma geral | Crédito: Pixabay

Importante data para o setor do comércio, a Black Friday, que acontecerá no dia 27 de novembro, deve movimentar quantias expressivas neste ano. Mais precisamente R$ 2,01 bilhões na capital mineira. A projeção é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).

Além disso, as pessoas estão mais animadas a irem às compras em 2020 na comparação com 2019. Enquanto, no ano passado, 45,2% dos entrevistados afirmaram que pretendiam adquirir algum produto na data, neste ano o número subiu para 54,8%, aumentando o otimismo dos profissionais da área.

A explicação para isso, segundo o vice-presidente da entidade, Fernando Cardoso, reside em pelo menos dois fatores. Primeiramente, há uma demanda reprimida por conta da pandemia da Covid-19. Durante alguns meses, diz ele, as pessoas focaram mais o consumo de bens essenciais. Agora, já pretendem adquirir outros tipos de produtos. Além disso, destaca, os consumidores estão com grandes expectativas de boas promoções, o que também influencia os números.

Os dados da CDL-BH comprovam essa realidade. De acordo com a pesquisa, 48,2% dos empresários já estão se programando para o grande dia, contra 8% que não começaram um planejamento. A concessão de descontos atrativos/redução do preço será a estratégia mais adotada (84,1%), seguida por divulgação dos produtos (65,1%), flexibilidade ou facilidade de pagamento (49,2%) e promoções (34,1%).

Entre os consumidores, 49,3% acreditam que os descontos serão melhores do que os verificados em 2019 e 7,4% creem que serão muito melhores. Por outro lado, 18,5% apostam que será algo regular, 20,8% acham que serão piores e 4,1% muito piores.

Os eletrodomésticos estão no topo da lista dos produtos mais desejados pelos consumidores (59,7%). Depois deles aparecem as roupas (19,9%), cosméticos e perfumes (18,1%) e smartphones (15,4%). Já o tíquete médio, por sua vez, deverá ser de R$ 1.275,37.

“A Black Friday vem como um marco para a retomada da economia. A data, a cada ano, vem se consolidando no Brasil”, salienta Cardoso. Além disso, diz ele, as boas perspectivas dos consumidores neste ano é algo animador para o comércio, tendo em vista que logo mais há outra data muito importante para as vendas: o Natal.

“São duas datas que temos para conseguir recuperar um pouco do prejuízo que tivemos anteriormente. O Natal é a melhor data para o comércio no ano e os bons números para a Black Friday impactam a nossa expectativa para mais adiante”, afirma.

Vendas on-line – Os dados divulgados pela CDL-BH também mostram que as vendas on-line serão a maioria na Black Friday deste ano. Segundo a pesquisa, 72% das pessoas realizarão suas compras em sites, enquanto 46,3% irão às lojas de rua e 29,4% aos shoppings. Já 11% farão compras utilizando aplicativos e 8,9% por meio das redes sociais.

Esse cenário, aliás, é algo diferenciado, conforme destaca Cardoso. “A maior parte da venda do varejo sempre veio das lojas físicas, mas a pandemia causou uma mudança no hábito do consumidor”, salienta.

Em relação às formas de pagamento, o parcelamento no cartão de crédito deverá ser a escolha de 47,8% das pessoas. Já 25,9% devem comprar pelo débito no cartão, 12% em dinheiro, 10,1% à vista no cartão de crédito e 2,7% no boleto.

A pesquisa da CDL-BH também mostra que 43,6% das pessoas têm a intenção de adiantar as compras de Natal na Black Friday deste ano e 72,6% dos entrevistados verificam as variações de preços antes de consumirem algo.

Shopping antecipa evento por conta da pandemia

Uma das datas mais esperadas do varejo nacional também será celebrada de forma diferente neste ano. A Black Friday, que é sinônimo de redução significativa nos preços e muita movimentação, tanto no e-commerce como nas lojas físicas, adotará novos formatos para oferecer mais segurança e tranquilidade ao consumidor.  No Shopping Del Rey, na capital mineira, o evento já começou, com uma dinâmica de promoções semanais, divididas por segmentos – Lar, Bem-estar, Estilo e Diversão -, com descontos que podem superar a marca dos 50%.

A reformulação proposta pelo empreendimento tem o objetivo de oferecer uma jornada de compra mais segura ao cliente, respeitando todos os cuidados de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, sem abrir mão dos preços atrativos que marcam a data.

“A Black Friday no Del Rey se consolidou como uma das principais da capital, reunindo milhares de pessoas nas lojas a partir das 0h de sexta-feira, em uma verdadeira corrida por descontos. Sabemos que esse movimento não faz sentido diante do cenário sanitário que vivemos e a nossa única preocupação é garantir um ambiente seguro e de bem-estar aos nossos frequentadores. Por isso, desenvolvemos uma nova dinâmica de evento mensal, com os mesmos descontos agressivos que os consumidores já estão acostumados a ver por aqui, mas com a vantagem de que eles estarão disponíveis por mais dias”, explica a gerente de marketing do Shopping Del Rey, Marina Diniz.

A cada semana, um novo setor do varejo estrela a campanha, que tem como mote “A melhor hora para aproveitar é agora”. A estreia fica por conta da Semana do Lar (02/11 a 08/11), que terá promoções nos itens de casa, decoração, cozinha, cama, mesa e banho; em seguida entra em cena a Semana do Bem-estar (09/11 a 15/11), com foco em beleza, perfumaria, cuidados pessoais e serviços relacionados ao bem-estar; na sequência é a vez da Semana do Estilo (16/11 a 22/11), que trará os melhores descontos nos segmentos de moda, calçados e maquiagem; e para encerrar o ciclo a Semana da Diversão (22 a 26/11), que tem como protagonistas as lojas de brinquedos, eletro, livrarias, acessórios, entre outras.

Já no fim de semana oficial da Black Friday, de 27 a 29 de novembro, as marcas seguirão suas estratégias próprias, muitas delas alinhadas à campanha nacional.  O principal diferencial desse período será a possibilidade de ganhar cupons em dobro para a promoção de Natal do Del Rey – a cada R$ 400 em compras, trocados nos dias 27, 28 e 29. A ação promocional terá início no dia 27 e sorteará um Renault Captur.

“Fígital” – Outra aposta do mall para garantir a melhor experiência ao cliente é o investimento em uma estratégia fígital (combinação dos ambientes físico e digital), que auxilia o planejamento das compras.

Na página exclusiva da campanha o consumidor tem acesso às promoções da semana e poderá se cadastrar para receber as datas e ofertas relacionadas à sua lista de desejos. Além de escolher a opção de jornada que atende a sua necessidade no momento, seja a compra física ou pelos canais de vendas on-line do lojista, com entrega em diferentes modalidades (retire na loja, drive thru, delivery tradicional e Delivery Center).

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