Capital sedia Finit entre os dias 7 e 28

6 de novembro de 2018 às 0h05

img
População terá a oportunidade de participar de renomados eventos e palestras nas áreas de tecnologia, ciência, empreendedorismo e ensino superior

A Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit) está de cara nova. Depois de duas edições, um dos maiores eventos de tecnologia do País tornou-se um festival e ocupará a capital mineira entre os dias 7 e 28 de novembro. Em diferentes pontos de Belo Horizonte, a população terá a oportunidade de participar de renomados eventos e palestras nas áreas de tecnologia, ciência, empreendedorismo e ensino superior.

Com o tema “O futuro é agora”, o festival pretende democratizar e humanizar a tecnologia. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público, para alguns, é necessário a inscrição prévia. “A terceira edição da Finit está imperdível. Durante o mês de novembro, vamos disseminar a inovação por todos os cantos da capital mineira. A tecnologia está presente em tudo na nossa vida, conhecer um pouco mais desse mundo é muito importante”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vinicius Rezende.

Uma ampla programação está definida para o Finit Festival. A tão esperada Campus Party acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro, na Serraria Souza Pinto. Uma das maiores experiências em tecnologia do mundo acontece em Minas Gerais pela terceira vez. Diferentemente das outras edições, a participação será totalmente gratuita e não haverá acampamento.

Serão 120 horas de conteúdo, 70 palestrantes e três palcos. A Campus Party vai realizar, pela primeira vez em BH, o Programa Campus Future. Foram selecionados projetos universitários e de cursos técnicos de nível médio para apresentarem suas ideias na área de exposições. Ações inovadoras, criativas e de impacto social serão expostas aos investidores, tendo a chance de se tornarem reais.

A Mini Maker Faire traz uma programação voltada totalmente para o futuro. O maior espetáculo de “mostra e conta” do mundo tem um espaço onde a família e os amigos podem assistir a uma enorme mostra de invenções, criatividade e desenvoltura. É um local onde as pessoas mostram o que fazem e compartilham o que aprendem.

O objetivo é incentivar o crescimento dos apaixonados por tecnologia, proporcionando troca de experiências, contatos e informação. A Mini Maker Faire é realizada pelo P7 Criativo, uma associação independente, sem fins lucrativos, que une Sedectes, Codemig, Sebrae Minas, Sistema Fiemg e Fundação João Pinheiro em torno do mesmo objetivo: integrar toda a indústria criativa do Estado e fazer dela uma referência no Brasil e no mundo.

Inspiration Day – O Hub Minas Digital realiza no dia 8 de novembro o Inspiration Day. O objetivo é auxiliar empresas a repensarem os desafios de seus negócios. Ao todo, seis startups se apresentarão para 150 empresários. O Inspiration Day conta com líderes de médias e grandes empresas. O workshop será realizado juntamente com a The Bakery London, aceleradora de inovação da Inglaterra que tem cases com BMW, ABInvev e Mondelez.

O Hub Minas Digital realizará também o Hub Conecta. O evento é voltado para empresas que têm interesse em buscar soluções no mercado da inovação. A conexão, que será realizada nos dias 27 e 28 de novembro, é feita com startups que possuem soluções inovadoras.

Outro grande evento que acontece no Finit Festival é o 11º Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável – Sustentar. Com o tema “Desafios Globais”, serão debatidas soluções locais e o futuro da tecnologia. O fórum, que será realizado no Sebrae Minas, promove parcerias para fomentar estratégias que contribuem para a construção de um mundo melhor, com responsabilidade ambiental, social e cultural. Neste ano, haverá o Hackathon Sustentar de Inovação Sustentável, com desafios de grandes empresas.

Gestores públicos que pensam e desenvolvem políticas de inovação vão se encontrar no Startup City Summit. O fórum é uma parceria com a Startup Amsterdam, com apoio do Netherland Business Support Office (NBSO), e será realizado pela primeira vez na América Latina. O objetivo é fomentar a troca de experiências e de boas práticas para propor soluções para as cidades ao redor do mundo.

Ações do Minas Digital também serão destaques no Finit Festival. A Feira do Meu Primeiro Negócio será realizada no Minas Shopping, nos dias 15 e 16 de novembro. Alunos participantes do programa terão a oportunidade de apresentar e vender os produtos desenvolvidos. O Meu Primeiro Negócio promove a cultura empreendedora entre jovens de ensino médio da rede pública de Minas Gerais por meio da criação de uma miniempresa. O desenvolvimento abrange pesquisa de mercado, captação de recursos, marketing, recursos humanos, finanças e produção.

De 5 a 9 de novembro, o Sebrae realiza dentro da programação do festival a Semana Global de Empreendedorismo. O evento é realizado simultaneamente em todo o país e é uma grande oportunidade de capacitação de negócios.

O Finit Festival vai acontecer na Serraria Souza Pinto, no Hub Minas Digital, na UFMG, no P7 Criativo, entre outros locais. A programação completa pode ser acessada em www.finit.mg.gov.br.

O evento é uma iniciativa do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), trazendo pela terceira vez conceituados eventos nacionais e internacionais. O objetivo é reunir startups, grandes empresas, estudantes, pesquisadores e demais profissionais das áreas de tecnologia e inovação, incentivando a troca de informações, soluções e oportunidades, bem como encontros e rodadas de negócio.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail