Carnaval de Belo Horizonte: Marcelo Freixo elogia folia mineira

O presidente da Embratur destacou as possibilidades de turismo no estado, como gastronomia, cultura e ecoturismo: “Brasil não é apenas sol e praia”

3 de fevereiro de 2024 às 17h48
Atualizada em 3 de fevereiro de 2024 às 17h56

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Crédito: Bruno Figueiredo/PBH

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, desembarcou em Belo Horizonte para realizar uma série de compromissos nos dias 2 e 3 de fevereiro, sexta e sábado, em especial, para acompanhar as agendas de Carnaval na capital mineira. O representante federal realizou uma visita técnica ao Posto de Comando Especial de Carnaval, além de ter prestigiado os cortejos dos blocos ‘Seu Vizinho’, no Aglomerado da Serra, ‘Abre-te Sésamo’ e ‘Mama na Vaca’.

“O Carnaval de Belo Horizonte vem em uma crescente muito grande. Visitando a cidade, percebi um carnaval acolhedor, de rua, seguro, com uma presença do protagonismo feminino muito forte. É uma festa muito bem organizada e planejada, por todos os órgãos que fazem o Carnaval de Belo Horizonte funcionar. Então é importante para a gente divulgá-lo internacionalmente. Por isso estamos fazendo uma press trip na capital mineira com jornalistas argentinos e chilenos. Eles vão passar o carnaval aqui e divulgar a festa para a América do Sul”, comenta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Ao lado do presidente da Belotur, Gilberto Castro, Marcelo Freixo visitou o Posto de Comando montado para o Carnaval de Belo Horizonte 2024, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), e pode acompanhar como é feito o monitoramento da folia na cidade e presenciou também como o evento está sendo estruturado. No local, Freixo detalhou para a imprensa as ações que a Embratur está realizando para a promoção turística internacional da cidade.

Gilberto Castro comemorou o reconhecimento que Belo Horizonte vem tendo como um dos melhores destinos carnavalescos do Brasil.

“Belo Horizonte está vivendo um momento único. Com a colaboração da Embratur, estamos apresentando para o Brasil e para o mundo um trabalho sólido, organizado e planejado. Agradeço o Marcelo Freixo pelo apoio, por destacar o Carnaval de Belo Horizonte e nossa gastronomia a nível internacional. Isso só foi possível graças ao trabalho em conjunto de todos os órgãos que estruturam a festa, com o apoio do prefeito Fuad Noman”, disse Gilberto Castro, presidente da Belotur.

Além da visita ao COP-BH e de prestigiar os blocos de rua de Belo Horizonte, Freixo esteve no Museu da Moda, no hipercentro da capital, para acompanhar a exposição sobre cantora mineira Clara Nunes, e se reuniu com representantes da concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, BH Airport.

Crédito: Léo Lara/Divulgação

PBH inicia cadastro de comércios que atuarão como ponto de apoio no Carnaval

Estabelecimentos interessados em atuar como pontos comerciais de apoio ao Carnaval de Belo Horizonte 2024 têm entre as 8h da próxima terça- feira (6) e as 16h da próxima quinta-feira (8) para se cadastrar no portal de serviços da Prefeitura. Os estabelecimentos cadastrados deverão disponibilizar sanitários, gratuitamente ou mediante cobrança, e estarão autorizados a vender água e bebidas industrializadas, não fracionadas, em embalagens PET ou em lata, de 9 a 17 de fevereiro.

Portaria com todas as regras e responsabilidade para o cadastrado foi publicada neste sábado (3) no Diário Oficial do Município.

“Essa é mais uma medida de apoio mútuo entre pontos comerciais e essa festa tão vibrante que é o Carnaval de rua de Belo Horizonte. Ampliar os pontos de banheiros para o folião que estiver curtindo o Carnaval é uma medida para ajudar na limpeza da cidade e dar mais conforto aos participantes dos blocos. Em troca de abrir seus estabelecimentos para o público, permitimos a venda de bebidas que acaba sendo também mais um facilitador para refrescar o calor para continuarem na festa”, afirmou a secretária ddjunta de Política Urbana, Lívia Monteiro.

O interessado deve acessar o Portal de Serviços, localizar o serviço “Credenciamento de Pontos Comerciais de Apoio ao Carnaval de Rua” e clicar em “Solicitar”. Em seguida, o requerente deve efetuar a autenticação no login único gov.br para acessar o serviço. Caso não possua cadastro, acesse esse curso para mais informações.

Posteriormente, é necessário informar o CNPJ e o número de Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) válido (ou da consulta de viabilidade que ateste a dispensa de ALF nos termos do Decreto 17.245/2019), além do endereço do estabelecimento que funcionará como ponto de apoio.

Após envio da solicitação, o sistema irá disponibilizar automaticamente o número do protocolo por e-mail para o requerente. O interessado pode acompanhar seu pedido clicando no botão “Acompanhe sua Solicitação”, disponível no Portal de Serviços, ou na área de relacionamento do solicitante, conforme demonstrado neste tutorial. Para mais informações, acesse este link, e localize o serviço em questão, durante o período em que o serviço estiver disponível. (Prefeitura de Belo Horizonte)

Marcelo Freixo se reúne com representantes do BH Airport

A cidade de Belo Horizonte (MG) está no centro de uma das estratégias da Embratur para diversificar, no exterior, os destinos brasileiros e aumentar o número de turistas internacionais no País. O presidente da Agência, Marcelo Freixo, viajou para a capital mineira para uma série de agendas durante o pré-carnaval belorizontino. Nesta sexta-feira (2), ele se reuniu com representantes do BH Airport, Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, para discutir o potencial da região e o aumento no número de voos internacionais.

Crédito: Renato Vaz/Embratur

Durante a reunião com o BH Airport, Freixo destacou, dentre outras coisas, que “o Brasil não é só sol e praia”. “Eu precisava de um exemplo para demonstrar como o Brasil tem destinos interessantíssimos, e Belo Horizonte é protagonista nessa estratégia. Por isso essa press trip aqui. Tem gastronomia, ecoturismo, cultura, e a gente aproveita a época do Carnaval porque está no crescente e é um sucesso”, elogiou.

Durante a reunião, os representantes do aeroporto destacaram a conectividade do terminal, o segundo com maior quantidade de destinos domésticos no País, como um importante ativo para atração de voos internacionais. Outro fator relevante é a localização geográfica, que permite um acesso facilitado às regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Entre os desafios, está implementar a política de Tax free (devolução de impostos que incidem sobre a compra de produtos aos turistas estrangeiros) e ampliar a qualificação do trade receptivo da cidade para oferecimento de roteiros com foco no visitante estrangeiro, em parceria com Braztoa e Sebrae.  

Freixo reforçou que Belo Horizonte tem potencial de ser um centro de conexão com várias regiões do País. “Nós queremos voos receptivos e não voos emissivos; voos que na origem exista um potencial importante de turistas para visitar o Brasil. Esse é o perfil de voo que a Embratur tem a estratégia de captar. A gente promove Belo Horizonte na origem dos voos que vocês tiverem planejamento de chegar. E Minas pode ser um hub que a pessoa possa vir chegar no Pantanal, Amazônia e Nordeste”, acrescentou o presidente da Embratur.

O BH Airport recentemente foi considerado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o melhor aeroporto em qualidade de serviço do país e o oitavo melhor aeroporto do mundo. Também é o mais sustentável segundo a Anac  e o Airport Council International (ACI). Outro título que o terminal ostenta na área de sustentabilidade é o de primeiro aeródromo neutro em carbono do Brasil. O terminal internacional mineiro atendeu 10,5 milhões de passageiros em 2023 e tem capacidade de operação para receber até 32 milhões. A previsão para este ano é de aumentar em 45% a demanda internacional.

“A visita de Marcelo Freixo representou uma oportunidade única para discutir as potenciais vantagens em termos de conectividade e desenvolvimento regional que nosso aeroporto pode proporcionar, estabelecendo uma ponte entre Minas Gerais, o Brasil e o mundo. Essa sinergia com a Embratur é de extrema importância para promover o turismo em Minas Gerais, impulsionar o desenvolvimento econômico e destacar as riquezas da região no cenário internacional,” enfatiza Clayton Begido, gestor de Conectividade e Aviação.

Ações da Embratur

Dentre as ações de promoção internacional de Minas Gerais previstas para os próximos meses, está a participação de Belo Horizonte do Roadshow América Latina da Embratur. O evento terá início em 19 de fevereiro em Montevidéu, no Uruguai, e passará por Buenos Aires, Argentina; Santiago, Chile; Lima, Peru; e, no dia 27, em Bogotá, na Colômbia. 

Além disso, a Agência vai exibir o documentário do Turismo Transforma que fala sobre a fabricação do Queijo Canastra em Minas Gerais até sua venda nos melhores restaurantes de Belo Horizonte, passando por diversas cadeias turísticas, em um festival de cinema em Paris, na França, em março. (Com informações da Embratur)

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