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Concessão da Rodoviária da Capital deve sair do papel

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Rodoviária de Belo Horizonte, inaugurada em 1971, deverá passar por reforma estrutural e ampliação da capacidade instalada | Crédito: Divulgação

O projeto de concessão do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), a Rodoviária de Belo Horizonte, já está em consulta pública e o edital de concorrência deve ser lançado até dezembro.

Com previsão de R$ 116 milhões em investimentos, o futuro operador também ficará responsável pela operação e manutenção dos cinco terminais e 17 estações do Sistema Move Metropolitano pelo prazo de 30 anos.

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De acordo com o subsecretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Gabriel Fajardo, as expectativas pela concessão conjunta são grandes.

“Hoje o terminal é administrado pela Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) e os terminais pelas empresas de ônibus. Vamos unificar tudo com o operador, concentrando os investimentos nos anos iniciais“, explica.

No período da consulta pública, potenciais interessados e população poderão enviar sugestões, contribuições e questionamentos sobre o modelo proposto. As manifestações poderão ser encaminhadas para o e-mail [email protected] até o dia 22 de outubro.

De acordo com cálculos da Seinfra, a concessão terá potencial para geração de aproximadamente 2.800 empregos diretos e indiretos, além da arrecadação de R$ 17,5 milhões em impostos.

Fajardo lembra que, com a concessão, será possível aperfeiçoar o nível dos serviços de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), por meio da modernização e gestão da infraestrutura já existente e associada, otimizando a circulação e o acesso os ônibus do transporte coletivo, tanto no Tergip quanto nos terminais e estações do Move Metropolitano.

“Para a Rodoviária, por exemplo, está prevista reforma estrutural, pavimentação e ampliação da capacidade instalada para melhor atender a população. Já para os terminais e estações estão previstos instalação de wi-fi, melhoria dos serviços de limpeza, das condições de acessibilidade e do sistema de informação”, diz.

Rodoviária de Belo Horizonte

O Tergip está localizado no hipercentro. Inaugurado em 1971, o imóvel conta com uma área de pouco mais de 45 mil metros quadrados e é o principal terminal rodoviário de Minas Gerais. Pelo local, circulam aproximadamente 10 milhões de passageiros por ano, em linhas de transporte coletivo intermunicipal, interestadual e internacional.

Além dos serviços de apoio ao embarque e desembarque, o terminal possui centro comercial com serviços de alimentação, bancos, Correios e estacionamento para veículos particulares. Por dia, o movimento é de aproximadamente 40 mil pessoas e 230 linhas de ônibus.

Terminais e Estações da RMBH

A estrutura dos Terminais Urbanos de Ônibus e Estações de Transferência do Move da RMBH permite acesso direto, de embarque e desembarque, a 113 linhas nos cinco terminais e 23 linhas nas estações, em diversas localidades da Grande Belo Horizonte.

O projeto prevê a concessão dos terminais de São Benedito (Santa Luzia); Morro Alto (Vespasiano); Sarzedo; Justinópolis (Ribeirão das Neves) e Ibirité, que juntos recebem, diariamente, cerca de 89 mil passageiros.

Já as Estações de Transferência contempladas são: Risoleta Neves; Portal Santa Luzia; Ubajara; Atalaia; Alvorada; Bernardo Monteiro; Nossa Senhora de Copacabana; UPA Justinópolis; MG-010 – San Marino, sentido Centro/Bairro; MG-010 – Trevo Santa Luzia, sentido Centro/Bairro; MG-010 – Serra Verde, sentido Centro/Bairro; MG-010 – Cidade Administrativa, sentido Centro/Bairro; MG-010 – Morro Alto; MG-010 – Serra Verde, sentido Bairro / Centro; MG-010 – San Marino, sentido Bairro/Centro; Aarão Reis e Oiapoque. Nessas estações, aproximadamente 22 mil usuários circulam todos os dias.

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