BH inicia preparativos para Copa do Mundo Feminina; veja datas e quando Brasil pode jogar no Mineirão
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou os preparativos para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 com a primeira reunião do Comitê Local de Coordenação da Copa do Mundo (CLCOPA 2027). Instituído pelo Decreto nº 19.298/2025, o grupo tem como objetivo articular e coordenar as frentes de trabalho necessárias para a realização do torneio na Capital.
Belo Horizonte é uma das oito cidades-sede daquela que será a primeira edição da Copa do Mundo Feminina realizada na América Latina. A capital mineira será a quarta cidade com o maior número de jogos programados, com oito partidas previstas no Mineirão: seis pela fase de grupos, uma pelas oitavas de final e uma pelas quartas de final.
De acordo com a Federação Internacional de Futebol (Fifa), os jogos no Mineirão serão realizados entre 26 de junho e 16 de julho de 2027. As datas previstas são:
- 26 de junho (sábado) – Grupo C;
- 28 de junho (segunda-feira) – Grupo G;
- 30 de junho (quarta-feira) – Grupo B;
- 2 de julho (sexta-feira) – Grupo F;
- 5 de julho (segunda-feira) – Grupo C;
- 7 de julho (quarta-feira) – Grupo E;
- 11 de julho (domingo) – Oitavas de final;
- 16 de julho (sexta-feira) – Quartas de final.
Possibilidade de jogos do Brasil
O sorteio final, que definirá quais seleções jogarão na Capital, será realizado em 11 de dezembro deste ano. Como a Seleção Brasileira já está confirmada no Grupo A, Belo Horizonte poderá receber jogos do Brasil em dois cenários:
- Caso o Brasil termine a fase de grupos na segunda colocação, a Seleção jogará no Mineirão nas oitavas de final, em 11 de julho.
- Caso termine em primeiro lugar, a Seleção Brasileira poderá jogar no Mineirão se avançar às quartas de final, em 16 de julho.
Ingressos
Os preços e as datas de venda dos ingressos para a Copa do Mundo Feminina de 2027 ainda não foram divulgados pela Fifa. Os interessados, no entanto, já podem se cadastrar no site da entidade para receber informações quando o processo de comercialização for iniciado.
Na Copa do Mundo masculina de 2014, também realizada no Brasil, os ingressos custaram entre R$ 30 e R$ 1.980.
Preparativos para a Copa do Mundo

O CLCOPA 2027 reúne secretarias e órgãos municipais das áreas de transporte, mobilidade, segurança, saúde, direitos humanos, esporte, orçamento, infraestrutura, comunicação, turismo, meio ambiente e zeladoria urbana.
O objetivo é assegurar o cumprimento do caderno de encargos da Fifa, o Host City Agreement, ou Acordo de Cidade-Sede. A coordenação do comitê é conduzida pela Subsecretaria de Relações Internacionais da prefeitura, chefiada por Chyara Sales Pereira, responsável pelo contato direto com a Fifa.
Durante o encontro, foram apresentados os avanços e os próximos passos nas áreas de mobilidade urbana, com planos de tráfego, rotas especiais e reforço no transporte coletivo, além de segurança, saúde, sustentabilidade, direitos humanos, decoração da cidade e operação do Fifa Fan Festival.
O Fifa Fan Festival, evento que reúne torcedores durante a competição, será coordenado em Belo Horizonte pela Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) e terá transmissão de partidas e atrações musicais.
Mineirão recebeu futebol feminino nos Jogos Olímpicos de 2016

A Copa do Mundo de 2027 não será a primeira grande competição internacional de futebol feminino realizada em Belo Horizonte. A capital mineira também foi uma das cidades-sede do torneio da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, quando o Mineirão recebeu quatro partidas da fase de grupos: Estados Unidos 2 x 0 Nova Zelândia, França 4 x 0 Colômbia, Estados Unidos 1 x 0 França e Colômbia 0 x 1 Nova Zelândia.
O estádio também recebeu uma das partidas das quartas de final, entre Brasil e Austrália. Após empate sem gols, a Seleção Brasileira venceu por 7 a 6 nos pênaltis e avançou à semifinal. A partida registrou o maior público do futebol feminino naquela edição dos Jogos Olímpicos, com 52.660 torcedores.
(Com informações da PBH)
Publicidade Legal
Impresso
Ver outras datasDigital
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA CSUL DESENVOLVIMENTO URBANO S.A.
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA FERROVIA CENTRO-ATLANTICA S.A
- EDITAL DE CONVOCAÇÃO SINDICATO DE IND DE CALCADOS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
- ERRATA SOLFARM PARTICIPACOES S.A
- ATA DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE MAIO DE 2023 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 30 DE MAIO DE 2022 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO REALIZADA EM 24 DE JULHO DE 2023 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 29 DE JULHO DE 2020 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL EXTRORDINÁRIA REALIZADA EM 29 DE SETEMBRO DE 2023 TRANSFORMADORES E SERVICOS DE ENERGIA DAS AMERICAS S.A.
Ouça a rádio de Minas