Demanda por combustíveis sobe 3,44% no Estado

5 de fevereiro de 2020 às 0h15

img
Crédito: Divulgação

As vendas de combustíveis derivados de petróleo e de etanol hidratado pelas distribuidoras em Minas Gerais cresceram 3,44% em 2019. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), no ano passado foram comercializados 15,148 milhões de metros cúbicos, contra 14,644 milhões de metros cúbicos em 2018.

O óleo diesel puxou o desempenho das vendas no exercício anterior, com 6,936 milhões de metros cúbicos comercializados. Houve aumento de 2,04% sobre o acumulado de 2018 quando foram vendidos 6,797 milhões de metros cúbicos.

Logo em seguida veio a gasolina C, com 3,3 milhões de metros cúbicos vendidos. Na comparação com um ano antes houve queda de 7,61%, já que naquele ano as vendas de gasolina C pelas distribuidoras somaram 3,572 milhões de metros cúbicos no Estado.

As vendas de etanol hidratado chegaram a 3,19 milhões de metros cúbicos sobre os 2,488 milhões de metros cúbicos sempre nos 12 meses de cada exercício. Assim, houve alta de 28,2%.

Já o gás liquefeito de petróleo (GLP) somou 1,306 milhões de metros cúbicos vendidos pelas distribuidoras em Minas em 2019. Um ano antes foram 1,329 milhões de metros cúbicos, indicando recuo de 1,7% na comercialização.

No caso do querosene de aviação, foram 286 mil metros cúbicos no exercício passado, contra 292 mil metros cúbicos em 2018. Isso representou baixa de 2,05% entre os períodos.

A queda nos níveis de comercialização da gasolina C e o aumento nas vendas do etanol hidratado podem ser justificados pelos preços dos combustíveis observados no decorrer do exercício passado.

Conforme já publicado, informações da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig) dão conta que com a demanda elevada pelo biocombustível, o consumo de etanol hidratado em Minas Gerais bateu recorde de participação no ciclo otto (uso de gasolina e etanol) em grande parte do exercício passado.

Safra – Em Minas Gerais, a previsão é de que na safra 2019/20 de cana-de-açúcar sejam esmagadas 66,5 milhões de toneladas, volume 5,5% maior que as 63 milhões de toneladas processadas na safra anterior. No ano passado, a previsão era de uma safra mais alcooleira, com 64% da cana destinada ao etanol, contra 62% da safra anterior.

A produção de etanol total passará de 3,2 bilhões de litros, para 3,34 bilhões, variação positiva de 4,37%. A produção de etanol hidratado está estimada em 2,28 bilhões de litros. A produção de etanol anidro – que é adicionado à gasolina – será de 1 bilhão de litros.

Devido aos preços baixos praticados no mercado internacional, a produção de açúcar ficará igual a do ano safra anterior, com a fabricação de 3 milhões de toneladas.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail