EUA recorre a produto do Brasil e outros três países após sanções

7 de maio de 2019 às 0h02

Houston (EUA) – As refinarias de petróleo dos Estados Unidos (EUA) recorreram a diversos fornecedores menos utilizados após as sanções norte-americanas restringirem a oferta de tipos do produto amplamente demandados, à medida que se preparam para um período de pico de demanda.

Iraque, Nigéria, Brasil e Angola devem entregar juntos, neste mês, suas maiores quantidades de petróleo aos EUA em mais de 18 meses, de acordo com dados da Refinitiv Eikon e fontes no mercado, auxiliando nos suprimentos de petróleo pesado e sour.

No total, é esperado que as importações de maio do petróleo desses países somem cerca de 1,23 milhão de barris por dia (bpd), mais que o dobro do volume de abril. Os embarques incluem 11 cargueiros levando cerca de 600 mil bpd de petróleo iraquiano, o maior nível proveniente do país em um ano, mostraram dados da Refinitiv.

O salto nas importações dessas nações em relação ao mês anterior ocorre devido ao suprimento reduzido de Venezuela e Irã, por conta das sanções dos EUA, e pela decrescente produção da Opep.

As refinarias norte-americanas também estão finalizando suas manutenções de primavera, preparando-se para a demanda de gasolina na temporada de férias.

Venezuela – Embarques desses quatro países devem “compensar a maior parte das perdas” de petróleo bruto pesado venezuelano com as sanções, disseram fontes no mercado.

A ação para barrar o fluxo de dólares ao governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, interrompeu as aquisições norte-americanas, que foram de cerca de 500 mil bpd no ano passado.

Juntos, os produtores do oeste africano, Nigéria e Angola, devem entregar 420 mil bpd neste mês, maior nível em 13 meses. Outros 206 mil bpd de petróleo brasileiro devem chegar aos EUA em maio, máxima desde agosto.

Quatro cargueiros entregarão um total de 95 mil bpd provenientes de Iraque, Nigéria e Brasil à refinaria da Chevron de Pascagoula, Mississippi, maiores níveis desses três países em mais de um ano, segundo dados da Refinitiv.

Dois cargueiros, o Leontios H, com cerca de 500 mil barris de petróleo pesado do Brasil, e o Richmond Voyager, com 1 milhão de barris de petróleo medium sour do Iraque, descarregaram em Pascagoula na última semana.

O Cap Felix, com 1 milhão de barris de petróleo médio nigeriano, e o Myrtos, com 500 mil barris de petróleo brasileiro, devem chegar neste mês, mostraram os dados. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail