EXPOSIBRAM 2019 discute pautas sociais e propõe mineração com princípios

10 de setembro de 2019 às 0h12

img
Crédito: Will Araújo

Will Araujo

“A confiança é conquistada gota a gota, mas perdida em litros”

A manhã desta terça-feira (10), segundo dia de #Exposibram2019, foi marcada pela palestra “Mineração com Princípios”, capitaneada por Tom Butler, presidente do International Council on Mining and Metals (Conselho Internacional de Mineração e Metais – ICMM, UK), na qual expôs a agenda estrangeira do setor.

Butler esteve acompanhado à mesa por Cláudio B. Boechat, professor na Fundação Dom Cabral (FDC), e Wilson N. Brumer, presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

O presidente da ICMM citou os desafios dos próximos anos e as pautas sociais da atualidade (identidade de gênero, cadeia produtiva, transparência e outras), as quais precisam estar inseridas nos anseios da mineração. Conforme Butler, a comunidade, o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente também são conceitos imprescindíveis para o futuro do setor, assim como a necessidade imediata de melhorar a comunicação.

O professor Boechat fez considerações sobre o cenário de catástrofes do país e como o setor tende a seguir o ditado popular: “a confiança é conquistada gota a gota, mas perdida em litros”. Mencionou, também, a manifestação ocorrida no dia anterior — data de abertura da #Exposibram2019.

Por sua vez, Brumer relatou que nos últimos anos o setor sofreu com o distanciamento das comunidades e que o atual cenário de intolerância dos ativistas mitiga a capacidade de diálogo e descoberta de soluções.

Butler concordou com os companheiros e ressaltou a importância de tratar as comunidades como iguais. Além disso, ilustrou a resposta dizendo que o setor de mineração precisa encarar as relações com as pessoas, cadeias produtivas e partes afetadas como se fossem partes de um matrimônio.

“Em um casamento, cada parte necessita ceder o controle. Para que a relação seja sadia e duradoura, é preciso entender que as decisões de uma casa não são tomadas sozinhas”, disse o presidente da ICMM.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail