Fiemg inicia 1º Congresso de Meio Ambiente e Sustentabilidade

14 de junho de 2022 às 0h28

img
Crédito: Sebastião Jacinto Jr,/Fiemg

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) iniciou, ontem, 13, as atividades do 1º Congresso de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O evento ocorre à luz do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no 5 de junho, e reúne nos próximos dois dias uma série de palestras com especialistas para debater sobre legislação ambiental, créditos de carbono, biodiversidade, infraestrutura hídrica e destinação de resíduos sólidos e logística reversa. 

De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a temática ambiental foi trazida para corroborar o objetivo principal do Programa Imersão Indústria que é aproximar a sociedade e a indústria de discussões técnicas e atuais que estão interligadas ao desenvolvimento sustentável mineiro

Na ocasião, Roscoe pontuou como as liberações de projetos da iniciativa privada no Estado estão sendo prejudicadas pela politização da pauta ambiental e pela desinformação. Como exemplo de um dos impactos negativos desse processo, o presidente da Fiemg citou o encarecimento dos materiais da construção civil quando trazidos de longas distâncias por causa da escassez em Minas Gerais. 

Nesse sentido, ele defende que a mineração próxima aos espaços urbanos pode ser um entrave para a população de baixa renda. “O processo não tem que estar longe, ele tem que estar devidamente licenciado. Ele precisa atender as normas da legislação que já é rigorosa. Se ele for para longe, ele vai ter um custo enorme para a sociedade. E nós estaremos piorando a qualidade de vida dos cidadãos mineiros”, afirmou. 

Flávio Roscoe acrescentou, ainda, que é necessário avaliar os impactos ambientais das alternativas propostas, como é o caso de levar a mineração para outros pontos, e lembrou que parte do minério utilizado em Minas Gerais no setor de gusa, no volume de consumo do Estado, é importado do Piauí, o que, para ele, traz impactos expressivos devido ao trânsito de caminhões por milhares de quilômetros. 

Licenciamento ambiental e sustentabilidade

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo, é preciso mudar estruturalmente o processo de licenciamento ambiental de Minas Gerais, apontado há anos como um dos entraves do desenvolvimento regional, já que algumas empresas podem esperar anos pela aprovação a depender do grau de dificuldade da análise. 

Conforme explicou a secretária, o licenciamento ambiental em Minas Gerais é um dos 42 atos autorizativos (instrumentos) dos órgãos ambientais estaduais, e que, por sua vez, são regidos por 870 normas infralegais.

Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo | Crédito: Sebastião Jacinto Jr,/Fiemg
Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Melo | Crédito: Sebastião Jacinto Jr,/Fiemg

“É um mundo feito para não funcionar. (…) Nós estamos em ponto de iniciar a execução do projeto de otimização da regularização ambiental do Estado de Minas Gerais, da revisitação dessas normas infralegais, da objetividade, da elaboração dos termos de referência para que a gente possa ter claramente os estudos (necessários), como eles devem ser apresentados, para a gente dar segurança jurídica e técnica a todos; aos empreendedores”, afirmou a secretária em relação à solução que o Governo deve apresentar. 

Vale ressaltar que este processo de revisão e mudança estruturante tem sido feito pelo Semad em parceria com a Fiemg, por meio de uma doação privada de prestação de serviços. 

Ainda segundo a secretária, é importante que as políticas de qualidade ambiental avancem no Estado, porque isso também significa diferencial competitivo. “Ninguém quer o solo exaurido. Solo exaurido não produz. Ninguém quer falta de água ou água poluída, porque não se conserva biodiversidade dessa forma”, declarou. 

Na ocasião, o 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Carlos Arantes, apontou para a necessidade de construção de reservatórios de água em regiões como o Norte do Estado para assegurar que a população tenha abastecimento e possa alcançar o desenvolvimento por meio do emprego e das atividades produtivas.

O que é sustentabilidade?

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a sustentabilidade ou o desenvolvimento sustentável significa a capacidade dos seres humanos de suprirem suas necessidades atuais de forma que os recursos naturais estejam disponíveis igualmente para as gerações futuras.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail