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Economia

Fitch atribui rating BB (bra) para o Banco Mercantil do Brasil

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CRÉDITO:ALISSON J. SILVA

O Banco Mercantil do Brasil recebeu a nota BB (bra), com perspectiva estável, da agência internacional de classificação de risco de crédito Fitch Ratings, informou a instituição financeira em nota.

Conforme relatório, os principais fundamentos para atribuição desta nota são as estratégias de reforço de capital e capacidade da empresa de atingir ganhos de eficiência em gestão de despesas, bem como uma confortável posição de liquidez e ampla base de clientes.

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Diversas medidas estão sendo adotadas para dar continuidade à estratégia de crescimento do banco. Entre elas, melhoria das receitas, diminuição das despesas e execução de projetos que garantem o foco no cliente, como a abertura de agências e investimento constante em tecnologia.

“A conquista reflete o bom desempenho do banco em 2018, que teve um salto significativo de 63% no resultado operacional, sendo que o lucro antes da tributação quase que dobrou no ano passado, se comparado com 2017”, informa o Banco Mercantil.

Ponto que merece destaque e que teve impacto direto no aumento do resultado operacional foi a queda de todas as despesas. As despesas de provisão, por exemplo, caíram 20% em 2018, em função do trabalho do banco na seletividade para a concessão de crédito, o que levou a curva da inadimplência a um patamar de mercado

A despesa administrativa caiu 15% em 2018, mesmo com a abertura de novos pontos de atendimento no interior de São Paulo.




“Esse resultado espelha a eficiência do Mercantil do Brasil na otimização e melhoria de processos internos e no investimento em inovações tecnológicas, como o Domo Digital, um espaço onde a equipe de TI do MB trabalha lado a lado com startups para acelerar e modernizar processos, produtos, serviços e canais de atendimento”, comenta o diretor Executivo Financeiro, Gustavo Araújo, em nota.

O lucro líquido do banco atingiu R$ 53 milhões no ano passado, um crescimento de 103% no comparativo com 2017. A instituição conta com cerca de 2,3 milhões de clientes.

A solidez do MB é refletida no Índice de Basileia confortável de 15,91% e na confiança dos investidores: a captação em Letra Financeira Subordinada (LFS) deu novo salto em relação a 2017 e alcançou R$ 290 milhões, um aumento de 36%. Já o carro-chefe da organização, o CDB, apresentou expansão de mais de R$ 450 milhões na base. O saldo final é de quase R$ 6 bilhões em captações.

“Em 2019, a projeção do Mercantil do Brasil é crescer ainda mais com a execução de um Plano de Negócio que vai fortalecer a atuação do banco no varejo em todos os públicos: INSS, Pessoa Física e Pessoa Jurídica”, conclui a nota do banco.

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