Gastronomia mineira é protagonista de premiação em BH

Com participação popular, iniciativa acontece até o dia 24 de outubro

4 de outubro de 2023 às 19h10

img
Para organização, o evento "Um estado gastronômico deve valorizar suas mentes mais criativas" | Crédito: Pixabay

A cozinha mineira, um dos maiores atrativos turísticos do Estado, ganha um evento para reforçar sua identidade e importância no cenário nacional: o Prêmio Cumbucca de Gastronomia.

A iniciativa, realizada pela plataforma Cumbucca, com patrocínio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Belotur, foi lançada nesta terça-feira (03) no Novotel Savassi, região Centro-Sul da Capital. O Prêmio, que vai até o dia 24 de outubro, conta com participação popular e avaliação de especialistas, que irão decidir os melhores do ano de cada categoria, que envolvem desde produtos e iniciativas, até profissionais da área e empreendimentos da gastronomia mineira. 

Entre as novidades estão a estreia de categorias como torresmo, beira de estrada e influencer de gastronomia. Os jurados irão apontar também as suas preferências em 50 categorias, incluindo ícone de BH, estufa, fora da rota, PF e melhor chef mulher, sendo a última, parte de uma proposta da organização em promover a equidade no Prêmio. 

Segundo o jornalista e curador da iniciativa, Rafael Rocha, o Prêmio Cumbucca busca fomentar a gastronomia local, democratizar o acesso e ampliar o desenvolvimento do setor em Minas. “Queremos abranger iniciativas gastronômicas que nem sempre estão nos holofotes da mídia, tanto na capital quanto no interior do Estado. BH é imensa, Minas é gigantesca e nosso trabalho é infinito”, afirma. 

Rafael Rocha e Marcelo Wanderley, respectivamente, curador e realizador do Prêmio Cumbucca de Gastronomia. Crédito: Edy Fernandes

Além da proposta de experiência gastronômica, o Prêmio surge como uma importante ferramenta de valorização e promoção da cultura alimentar mineira no Brasil. A ideia, segundo Marcelo Wanderley, diretor-geral da Cumbucca e realizador do prêmio, é ressaltar Belo Horizonte como a capital da gastronomia no País. “Termos um prêmio ousado e robusto vai ser mais um tijolo nessa importante trilha que o segmento do turismo gastronômico está percorrendo por aqui”, destaca.

Confira o vídeo de divulgação:

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail