IBRAM promove reunião com fornecedores da cadeia produtiva da mineração

26 de abril de 2022 às 17h06

img
Crédito: Bruno Magalhaes / Nitro

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) colocará em prática uma iniciativa inédita no segmento minerário, nesta quarta-feira (27).

O instituto vai estreitar o relacionamento entre os fornecedores da cadeia produtiva da mineração e as cidades mineradoras, ampliando as possibilidades de novos negócios nos municípios onde os solos são explorados.

Nova Lima será a primeira cidade a participar dessa dinâmica de apresentação dos atrativos econômicos locais para os empresários do setor extrativo mineral. Segundo o IBRAM, o convite foi enviado para cerca de 80 empresas ligadas à atividade.

Um levantamento, único no Brasil, realizado pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG) durante a Exposibram no ano de 2007, apurou que dos 372 expositores da feira, cerca de 85 eram estrangeiros e 173 não produziam diretamente nos 2 maiores estados mineradores, Minas Gerais e Pará.

Os insumos necessários às empresas de mineração eram produzidos em outros estados, com destaque para São Paulo que concentrava cerca de 50% dos fornecedores do setor, seguido por Minas Gerais, com 36%, e demais estados com 14% dos fornecedores.

Segundo o consultor de Relações Institucionais, Waldir Salvador de Oliveira, que coordenou o balanço e, na época, ocupava o cargo de presidente da associação, esse resultado é totalmente contraditório a qualquer política de desenvolvimento econômico.

“Não tem porque uma empresa que fornece equipamento de proteção individual para a mineração, por exemplo, estar instalada em São Paulo, que não contempla nenhuma etapa do processo minerário em suas terras. Nada mais justo com os municípios que o ciclo que compõe a cadeia produtiva do segmento gere emprego, renda e impostos para a cidades onde a atividade é exercida”, afirma.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Lima, Abner Henriques, Nova Lima está à frente de outras cidades mineiras tendo em vista sua vocação natural e uma política de desenvolvimento que já atua como facilitadora no processo de instalação de negócios que agreguem à economia local.

Entre elas, uma localização geográfica privilegiada, ferramentas de fomento como o Fundo de Desenvolvimento Econômico, o qual é abastecido com recursos da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e um Plano Diretor em revisão, que deve propiciar outras formas de incentivo a novos negócios.

O Fundo de Inovação, Núcleo de Projetos Prioritários e programas de Formação de Mão de Obra são também algumas das características pontuadas ao longo da sua história, endossando a diversificação econômica entre as prioridades do município.

“Estamos abrindo um caminho, junto aos fornecedores da mineração, repleto de possibilidades e que, certamente, se tornará modelo para outros municípios mineradores, diante da sua importância para a diversificação econômica local”, afirma Abner.

De acordo com Alexandre Mello, Diretor de Relações com Associados e Municípios do IBRAM, “a cadeia de empresas do setor mineral é peça fundamental para o sucesso do programa de Diversificação Econômica, que certamente irá ampliar os negócios com outros setores e gerar mais renda para a população”.

Programa de Diversificação Econômica de Nova Lima

Outras estratégias seguem o fluxo da independência financeira na cidade e estão reunidas no Programa de Diversificação Econômica de Nova Lima, que está em construção e será lançado pela Prefeitura no segundo semestre deste ano.

O Programa tem como objetivo a promoção do desenvolvimento econômico a partir da atividade minerária, de suas múltiplas cadeias produtivas e de outros potenciais a ela ligados; a atração de empresas com baixo impacto ambiental, aumentando a arrecadação municipal e preparando mão de obra local qualificada para ocupação dos postos de trabalho.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail