ICVA tem primeira alta desde 2014

16 de janeiro de 2019 às 0h01

São Paulo – A empresa de meios de pagamento Cielo informou ontem que seu índice de vendas do varejo (ICVA) apontou, no ano passado, o primeiro crescimento desde 2014, avançando 2,5% ante 2017, descontada a inflação.
“O resultado de 2018 ratifica a trajetória de recuperação do varejo (…) mesmo com eventos que impactaram o resultado do ano, como a paralisação dos caminhoneiros e a Copa do Mundo”, afirmou, em comunicado à imprensa, o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto.

Em dezembro, as vendas do varejo, segundo o ICVA, subiram 3,3%, descontada a inflação, sobre o mesmo período de 2017.
O índice foi divulgado pouco depois de o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciar que as vendas no varejo do País, em novembro, subiram 4,4% sobre um ano antes.

Segundo a companhia de meios de pagamento, todos os setores do varejo nacional registraram crescimento de vendas em 2018. O segmento de não duráveis foi o que mostrou a maior alta, de 4,6%, com supermercados apresentando o melhor desempenho e postos de gasolina registrando retração.

O segmento de bens duráveis e semiduráveis teve crescimento de 1,1% nas vendas no ano passado, impulsionado por móveis, eletrodomésticos e lojas de departamento, enquanto vestuário limitou a expansão geral do segmento.

Já serviços teve crescimento de 0,7%, puxado pelo setor de turismo e transporte, enquanto a área de bares e restaurantes mostrou queda. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail