IGP-DI tem alta de 2,22% em abril com aceleração da inflação ao produtor, diz FGV

7 de maio de 2021 às 11h00

img
Crédito: Jose Roberto Gomes/Reuters

SÃO PAULO – O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) passou a subir 2,22% em abril, ante alta de 2,17% no mês anterior, com a aceleração dos preços de algumas commodites elevando a inflação ao produtor, informou nesta sexta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

A expectativa em pesquisa da Reuters era de um avanço de 1,80%, e com esse resultado o índice passa a acumular alta de 33,46% em 12 meses.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60% do indicador, acelerou a alta em abril para 2,90%, de 2,59% no mês anterior.

“Ainda que os preços dos combustíveis tenham apresentado queda em abril, tanto ao produtor, quanto ao consumidor, uma nova onda de aumentos entre commodities agrícolas e minerais voltou a acelerar a inflação ao produtor”, explicou em nota André Braz, Coordenador dos Índices de Preços

Ele chamou a atenção para os itens minério de ferro (+4,63%), milho (+11,03%) e soja (+2,66%), que responderam por 40% do resultado do IPA de abril.

Na análise por estágios de processamento, o destaque foi o grupo Matérias-Primas Brutas, que avançou 3,78% em abril, após alta de 1,61% registrada em março.

Já a alta dos preços ao consumidor ficou menos intensa. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) – que responde por 30% do IGP-DI – subiu 0,23% no período, de alta de 1% em março.

O grupo Transportes foi um dos principais responsáveis por esse resultado, uma vez que caiu 0,13% em abril, deixando para trás a alta acentuada de 3,89% vista no mês anterior em meio ao arrefecimento dos preços da gasolina.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, passou a subir em abril 0,90%, depois de avançar em março 1,30%.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail