Italiana Enel planeja ampliar investimentos em fontes renováveis

21 de novembro de 2018 às 0h05

img
Crédito: Divulgação

Milão – A elétrica italiana Enel prometeu ontem investir mais em seus negócios de rede e energia renovável para aumentar os lucros e atender à crescente demanda por eletricidade e novos serviços digitais, citando o Brasil entre os países em que reforçará o foco de atenções.

Em seu novo plano de três anos, a maior empresa privada de energia renovável do mundo elevou sua intenção de gastos nos próximos três anos em 12%, para 27,5 bilhões de euros, com cerca de 80% destinados a operações renováveis e redes.

A empresa, que controla o grupo espanhol de energia Endesa, informou que espera que 62% de sua produção de energia seja livre de emissões até 2021, contra 48% neste ano. Em 2050, ela não terá rastro de carbono. “Renováveis são cada vez mais a escolha dos clientes”, disse o presidente-executivo da Enel, Francesco Starace, a analistas.

Para vender eletricidade, a Enel está recorrendo cada vez mais a contratos de compra com empresas como o Google, da Alphabet, e o Facebook, que demandam energia de fontes renováveis.

A Enel informou que pretende acrescentar 11.600 megawatts (MW) de nova capacidade renovável nos próximos três anos, principalmente nas Américas, enquanto retira cerca de 7.000 MW de capacidade térmica.

“A Enel reforçará seu foco em mercados onde tem presença integrada, como Itália, Espanha, Chile e Brasil”, afirmou.

A concessionária disse que seu lucro principal deve crescer cerca de 6% ao ano e chegar a 17,4 bilhões de euros em 2019, acima dos 17,2 bilhões de euros do plano anterior.
A empresa confirmou que distribuiria 70% de seu lucro líquido ordinário como dividendos, mas disse que estava introduzindo uma meta de dividendo mínimo por ação sobre o plano pela primeira vez.

“As metas da Enel foram significativamente melhores do que o esperado, com foco no crescimento de energias renováveis e redes, eficiência … e retorno para os acionistas”, disse a corretora Equita, de Milão.

Os papéis da elétrica fecharam em alta de 0,79% em Milão, enquanto o índice de referência da bolsa italiana cedeu 1,87%.

Starace disse que a Enel estava pronta para fazer aquisições. “Não há margem de manobra no balanço e aquisições de médio porte permanecem uma opção”, disse ele. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail