Liberação de navio encalhado no Canal de Suez pode levar semanas

25 de março de 2021 às 14h08

img
Crédito: Reuters

Ismailia (Egito) – Um navio porta-contêineres encalhado no Canal de Suez criava um novo revés para o comércio global nesta quinta-feira, uma vez que autoridades pararam a entrada de embarcações no canal, enquanto uma empresa responsável pelo resgate disse que a liberação do navio pode levar semanas.

O navio Ever Given, de 400 metros, comprimento quase tão longo quanto a altura do edifício Empire State, está bloqueando o trânsito em ambas direções em um dos mais movimentados canais de navegação do mundo, pelo qual trafegam petróleo e grãos, ligando a Ásia à Europa.

A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) disse que oito rebocadores estão trabalhando para mover o navio, que ficou preso na diagonal no trecho sul do canal de faixa única na manhã de terça-feira, em meio a fortes ventos e uma tempestade de areia.

“Nós não podemos descartar que isso possa levar semanas, dependendo da situação”, disse o CEO da empresa holandesa Boskalis, que está tentando liberar o navio, Peter Berdowski, em entrevista ao programa de televisão holandês “Nieuwsuur”.

Um total de 156 grandes navios porta-contêineres, petroleiros transportando petróleo e gás e navios graneleiros com grãos precisaram recuar em ambas as extremidades do canal, disse a Leith Agencies, do Egito, criando um dos piores engarrafamentos de navios já vistos em anos.

O bloqueio vem em meio a impactos sobre o comércio mundial já causados desde o ano passado pela Covid-19, que gerou altas taxas de cancelamento de navios, escassez de contêineres e lentidão na movimentação nos portos. 

Tráfego suspenso

A SCA, que permitiu que alguns navios entrassem no canal na esperança de que o bloqueio pudesse ser desobstruído, disse que suspendeu temporariamente todo o tráfego nesta quinta-feira.

A gigante do transporte marítimo Maersk disse em um comunicado a clientes que teve sete navios afetados.

Berdowski disse que a proa e a popa do navio foram erguidas em ambos os lados do canal.

“É como uma enorme baleia encalhada. É um peso enorme na areia. Podemos ter que trabalhar com uma combinação de redução do peso – removendo contêineres, óleo e água do navio – com rebocadores e dragagem de areia.

Aproximadamente 30% do volume mundial de contêineres de transporte transita pelos 193 km do Canal de Suez diariamente, e cerca de 12% do comércio global total de todas as mercadorias.

Especialistas em transporte marítimo dizem que, se o bloqueio não for eliminado nos próximos dias, alguns navios podem ter que mudar de rota pela África, o que adicionaria cerca de uma semana à viagem.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail