A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentou, nesta quinta-feira (02), o programa Inclusão Digital BH, que pretende levar 2.100 pontos de acessos gratuitos à internet a 218 vilas, favelas e conjuntos habitacionais da Capital. O projeto, o qual beneficiará mais de 370 mil cidadãos e 45 mil crianças, também ofertará cursos de formação e capacitação na área de Tecnologia da Informação (TI).
O investimento para a implantação do programa será em torno de R$ 45 milhões. O projeto piloto foi realizado na Vila do Índio, em Venda Nova, no vetor norte de Belo Horizonte.
PUBLICIDADE
Outros R$ 45 milhões foram gastos pela secretaria de educação na compra de tablets para a população, sendo que 35 mil crianças já receberam os aparelhos.
A previsão, segundo Leandro Garcia, diretor-presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), é que o projeto seja iniciado em 70 comunidades até fevereiro de 2022 e, em dois anos, todas as demais sejam contempladas com o programa.
Cursos de formação e capacitação
Com o objetivo de formar e capacitar profissionais serão ofertadas 15.790 vagas de cursos na área de Tecnologia da Informação (TI). Além disso, a Prefeitura implantará nove centros de referência em inclusão digital, um em cada regional.
Leandro Garcia ressalta que Belo Horizonte é um polo importante de empresas de tecnologia e quer formar profissionais na área é fundamental.
PUBLICIDADE
“Uma meta ousada, importante, mas ao mesmo tempo factível, é fazer de Belo Horizonte o maior polo de mão de obra de TI do Brasil”, destaca o diretor da Prodabel.
*Estagiário supervisionado por Will Araújo