Mostra Ecofalante chega hoje a BH

9 de agosto de 2022 às 0h23

img
#DC Mais | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

Uma celebração dos 40 anos do clássico filme “Koyaanisqatsi”, uma mostra latino-americana com 34 títulos, uma homenagem ao diretor e ator Jacques Perrin, um amplo panorama internacional recente, o concurso de curtas-metragens brasileiros assinados por estudantes e sessões especiais. Este é o rico cardápio da mostra Ecofalante de Cinema, que chega a Belo Horizonte hoje e prossegue até 31 de agosto. A programação está sendo apresentada na capital mineira simultaneamente à 11ª edição do evento, que acontece na cidade de São Paulo até 17 de agosto.

Totalmente gratuito, a mostra, considerada como o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais, ocupa as telas do Cine Santa Tereza, Sesc Palladium e do Centro Cultural UFMG e mais nove centro culturais municipais, exibindo um total de 69 filmes, representando 26 países.

A mostra será aberta hoje, às 19h, com “O Território”, filme vencedor do prêmio especial do júri e do público no Festival de Sundance deste ano, numa sessão no Cine Santa Tereza (aberta ao público). O filme fala da luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau, em Rondônia, e de ativistas como Neidinha Suruí para proteger a terra indígena e a floresta da invasão por grileiros. Produzido por Daren Aronofsky (diretor de “Réquiem para um Sonho” e “Mãe!”), o longa é dirigido pelo norte-americano Alex Pritz

A seção Panorama Internacional Contemporâneo está dividida nos eixos Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática, Povos & Lugares e Trabalho, além de sessões especiais. Estão incluídos filmes laureados em grandes eventos internacionais, como “Território”, “Mil Incêndios”, premiado no festival de Locarno, e os indicados ao Oscar “Ascensão” e “Escrevendo com Fogo”. O panorama promove ainda a exibição especial do elogiado “Geração Z”, de Liz Smith.

Clássico contemporâneo e marco do cinema socioambiental, o longa “Koyaanisqatsi”, de Godfrey Reggio, é celebrado pelo evento, por ocasião dos 40 anos de sua realização.

Uma projeção especial é dedicada a “Adeus Capitão” (foto), mais recente longa do cineasta Vincent Carelli. Com registros colhidos ao longo de várias décadas, é o fecho de trilogia composta ainda pelos premiados “Corumbiara” e “Martírio”.

Já a Homenagem a Jacques Perrin (1941-2022), ator conhecido pelo seu trabalho no longa “Cinema Paradiso”, exibe quatro de seus sucessos, um como produtor (“Microcosmos”) e três como codiretor: “As Estações”, “Oceanos” e o indicado ao Oscar de melhor documentário “Migração Alada”.

Na Competição Latino-americana participam o argentino “Esqui”, prêmio da crítica na seção Fórum do Festival de Berlim, e “A Montanha Lembra” (Argentina/México), ganhador da competição internacional de curtas do É Tudo Verdade. Participam também da seção obras premiadas no Bafici-Buenos Aires (“A Opção Zero”, uma coprodução Cuba/Colômbia) e no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (“Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas, “Lavra”, de Lucas Bambozzi, e “Ocupagem”, de Joel Pizzini).

No Concurso Curta Ecofalante estão reunidos curtas-metragens cujos temas dialogam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e são assinados por alunos de instituições de ensino brasileiros. Participam produções da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Na programação do Cine Santa Tereza, agendada de 9 a 31 de agosto, estão títulos das mostras Panorama Internacional Contemporâneo (com os eixos Ativismo, Biodiversidade, Economia, Emergência Climática e Trabalho), Homenagem a Jacques Perrin e Competição Latino-americana. E o cinema sedia ainda as sessões especiais de “Koyaanisqatsi”, “Geração Z”, “Beleza Tóxica”, do infantil “Zarafa” e dos brasileiros “Adeus, Capitão” e “Lixo Mutante”.

Já no Sesc Palladium, de 11 a 25 de agosto, o público pode assistir a obras das seções Panorama Internacional Contemporâneo (com os eixos Ativismo, Biodiversidade, Emergência Climática e Povos & Lugares), Competição Latino-americana e Concurso Curta Ecofalante. Em agosto, as atividades do Programa Educativo do Sesc Palladium incluem produções socioambientais disponibilizadas pela Mostra Ecofalante de Cinema. 

Por sua vez, o Centro Cultural UFMG apresenta, de 22 a 31 de agosto, filmes do Panorama Internacional Contemporâneo (com os eixos Emergência Climática e Trabalho) e da Competição Latino-americana, além de sessões dos longas-metragens “Geração Z” e “Krenak” e do curta “Mineiros”. Também o Educativo do centro cultural exibe títulos selecionados pela Mostra Ecofalante de Cinema.

Criada em 2002 e dirigida por Chico Guariba, a Mostra Ecofalante de Cinema é uma realização da ONG Ecofalante. O site oficial do festival, com informações da programação, pode ser acessado pelo endereço www.ecofalante.org.br.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail