A pandemia de Covid-19 não foi capaz de derrubar os números abocanhados pela Sicoob Central Crediminas no mercado financeiro e cooperativista. A instituição celebra neste mês 34 anos de história e comemorando acelerado crescimento com a abertura de 107 agências nos últimos 30 meses, somando 723 pontos de atendimento pelo Brasil.
“Nós somos uma instituição praticamente nova. Surgimos numa época em que existia uma necessidade por demanda de crédito e tínhamos a necessidade de atender uma dor social que era a inclusão bancária, mais especificamente junto aos produtores rurais. Hoje já somos 73 cooperativas de 1º grau, afiliadas à Crediminas”, conforme explica João Noronha, novo presidente eleito da instituição, que tomará posse do cargo na próxima quinta-feira (30).
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“Quando comparamos lá do início com agora, tivemos um crescimento expressivo nesses 34 anos. O nosso objetivo é conectar pessoas para ter justiça financeira com praticidade e oferecendo muitos benefícios para as comunidades onde atuamos”.
Um levantamento realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) identificou que o Sicoob, ao ser comparado com as demais instituições financeiras tradicionais, foi a instituição em que os pequenos negócios obtiveram maior índice de sucesso ao procurar crédito com taxas e tarifas atrativas. Numa comparação com grandes nomes do mercado bancário e do cooperativo, o Sicoob obteve uma taxa de 52% neste quesito.
Balanço
O Sistema Crediminas chega a representar quase 7% de todo o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Nos três primeiros meses de 2022, o sistema registrou crescimento de 40% nas operações de crédito, num total de R$ 17,81 bilhões. Nesse intervalo, os depósitos somaram R$ 19,02 bilhões, valor 18% maior que o verificado no primeiro trimestre de 2021.
O patrimônio líquido chegou a R$ 4,46 bilhões, 20% superior ao obtido nos três primeiros meses de 2021. Os ativos também tiveram expansão no primeiro trimestre de 2022. A alta foi de 24% frente ao mesmo intervalo do ano anterior, totalizando R$ 29,19 bilhões.
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“Os nossos associados contam com a devolução de sobras, mas quando falamos de distribuição, o que seria o lucro do cooperativismo, entende-se como sobras, mas ela não é constituída para dar sobras, mas para oferecer produtos que permitam um ganho melhor. Hoje estamos com 1,04 milhão de associados”, detalha Noronha.
De acordo com a instituição, um diferencial do Sistema Sicoob é o seu ganho social. Somente no ano passado, os cooperados deixaram de gastar R$ 3,2 milhões em juros, tarifas e taxas só de fazerem negócios com as cooperativas que fazem parte da marca. O valor médio por associado foi de R$ 3.461.
João Noronha explica que o posicionamento da marca possui um fator determinante. “Não somos uma instituição financeira, de caridade ou de filantropia. Nós somos a segunda maior rede de créditos do Estado, com 723 agências físicas, que celebra o seu sucesso gerando renda, trabalho, impostos e que movimenta a economia”, diz.
Digital
Noronha afirma que as apostas em serviços com presença digital impulsionaram a atuação da Crediminas durante os dois últimos anos, que foram marcados pela pandemia de Covid-19. “A pandemia pegou a todos de surpresa. Porém, fez com que tivéssemos um crescimento fantástico no digital, em função da necessidade de proximidade que criamos e aprimoramos com os nossos associados por meio dos canais digitais”.
Segundo ele, a confiança nos canais digitais avançou, tanto que as transações financeiras digitais no Sicoob Sistema Crediminas alcançaram uma parcela de 52% do total no ano passado.
O que é uma cooperativa de crédito?
O cooperativismo é uma instituição que busca unir pessoas para conquistar qualidade à vida financeira de uma forma justa entre as participações nos resultados. A adesão costuma ser livre, voluntária e democrática e mais vantajosa que serviços oferecidos por instituições bancárias tradicionais.
“Precisamos que a sociedade conheça o cooperativismo como um todo. No cooperativismo não existe apenas um CPF. É além de um CPF. São pessoas que contam com atendimento humanizado. Este é o nosso diferencial”, conclui Noronha.