País tem falta de confiança em áreas da indústria pela 1ª vez em 8 meses

25 de março de 2021 às 11h51

img
Crédito: José Paulo Lacerda

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) mostrou queda nos 30 setores da indústria considerados pela pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) entre fevereiro e março de 2021. A confiança também é menor do que era há um ano em 29 setores, apenas a Metalurgia está mais confiante do que em março de 2020.

Em sete deles, o indicador ficou abaixo dos 50 pontos, a linha divisória entre a falta de confiança e confiança. É a primeira vez em oito meses que há setores sem confiança. O Icei varia de 0 a 100.

Os setores sem confiança na indústria são: Bebidas; Produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal; Celulose e papel; Calçados; Couros e artefatos; Móveis; e Obras de Infraestrutura.

Na variação mensal, Bebidas e Celulose e papel apresentaram as maiores quedas de confiança, com recuo de 10,3 pontos e 10,9 pontos respectivamente.

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, explica que a queda da confiança, neste momento, ocorreu em função do recrudescimento da pandemia da Covid-19, que paralisou novamente a economia. Além disso, a falta e o alto custo de parte dos insumos e das matérias-primas também têm pressionado o empresário.

“À medida que a vacinação for avançando, as incertezas econômicas, políticas e sociais relacionadas à pandemia vão se dissipar. Uma vez afastado o risco da doença, as pessoas e as empresas se sentirão mais seguras para retomar plenamente suas atividades”, afirma Robson Braga de Andrade.

E completa: “O retorno da confiança vai acelerar a recuperação das perdas deixadas por essa que é uma das mais graves crises sanitária e econômica enfrentadas pela humanidade”.

Os setores mais confiantes da indústria são: Metalurgia; Produtos de madeira; Biocombustíveis; Extração de minerais não metálicos; Manutenção e reparação; e Produtos farmoquímicos e farmacêuticos. Metalurgia manteve a confiança elevada, com Icei acima dos 60 pontos.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail