Integração entre todas as secretarias com o objetivo de retomada econômica da cidade. Esse é um dos objetivos do prefeito de BH, Fuad Noman, segundo o novo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriano Faria. O secretário recém-empossado informou ontem que a prefeitura está focada em um conjunto de ações para atrair mais investimentos para o município em diversos setores.
Segundo ele, uma das vertentes nessa retomada é viabilizar parcerias para os setores de comércio e serviços. Com esse objetivo, Faria reuniu-se ontem com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva.
PUBLICIDADE
“Procuro, a partir deste primeiro dia de caminhada, estar com as diretrizes alinhadas com a CDL-BH, que representa na nossa cidade os lojistas e prestadores de serviço. Esta, com certeza, é uma área prioritária de parceria, relação mútua e de respeito da minha gestão à frente da pasta de Desenvolvimento Econômico em Belo Horizonte”.
Adriano Faria adiantou que o prefeito tem dado apoio a todas as pastas. Fuad tem deixado uma mensagem clara de que deseja um novo momento, em que todas as pastas municipais estejam trabalhando em conjunto. “Ele deseja que as pessoas voltem a ocupar a cidade. É preciso voltar a frequentar os eventos, os bares, os restaurantes, para que esse movimento possa criar um novo círculo virtuoso de desenvolvimento econômico”, contou.
“A partir desse movimento, em que as pessoas podem circular livremente pelas ruas e que os eventos e o turismo possam acontecer, a gente cria na cidade um novo ambiente e permite que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico possa atuar de uma forma coerente. Assim, fica mais fácil de nos reunirmos com empresários e com os empreendedores para pedir que invistam em nossa cidade, que, historicamente, oferece uma excelente infraestrutura e mão de obra qualificada”.
O novo secretário ressaltou ainda que dará total continuidade aos trabalhos desempenhados anteriormente pelos titulares que passaram pela pasta. “A minha chegada aqui na secretaria tem como princípio a motivação de continuidade dos trabalhos realizados pelos titulares anteriores. Tenho, inclusive, um respeito e uma admiração muito grande pelos secretários que me antecederam”, enfatizou Faria, que traz no currículo 13 anos de experiência em gestão pública, ocupando cargos de gestão no Governo de Minas, na Prefeitura de Belo Horizonte e nas prefeituras de Contagem e Santa Luzia, ambas na região metropolitana.
Ações
PUBLICIDADE
Nessa linha de atrair aportes para o município e superar as perdas geradas em razão do confinamento imposto pela pandemia, o secretário adiantou algumas medidas. “Estamos pensando em criar uma nova página para atrair esses investimentos com informações mais precisas. Informações relacionadas aos terrenos disponíveis na cidade para quem deseja empreender e com informações atualizadas acerca dos nossos dados econômicos”, disse.
Adriano reiterou que a pasta possui um núcleo de inteligência que faz a identificação e o mapeamento municipal do perfil de pessoas desempregadas. Em paralelo, a equipe ainda faz análises sobre a economia de Belo Horizonte, identificando quais as áreas estão mais aquecidas, contando com parcerias importantes, dentre elas, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Minas Gerais (Sebrae Minas).
“Esses dados são importantes para que possamos ofertar qualificações. Isso ocorre de uma forma que possamos criar essa junção entre pessoas que estão buscando por novos postos de trabalho e empresas que estão crescendo e que possuem um gargalo na busca de mão de obra qualificada”.
Também entra no foco da PBH o apoio a outros setores em aceleração na Capital. “Belo Horizonte é uma cidade que se tornou nos últimos anos uma referência nacional em saúde e biotecnologia e reconhecida internacionalmente por ser uma cidade que tem crescido, e muito, na área de tecnologia, constando nela diversas incubadoras e startups. Estas áreas terão um foco muito relevante em nossa secretaria”.
Já na indústria, Faria ressalta que reforçará relacionamento estratégico com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). “Estamos construindo com eles diversas parcerias para a qualificação de mão de obra para este setor, pois é o que mais emprega e gera oportunidades na nossa cidade”.
PMEs
De acordo com Adriano Faria, um importante projeto que receberá o empenho da pasta para expansão é o Programa de Incentivo à Instalação e Ampliação de Empresas (Proemp). Criado em 2019, por um regulamento municipal, o programa visa a trabalhar o fomento de empreendimentos e unidades de base tecnológica na capital mineira.
“Nós temos, em nível nacional, a Lei do Bem, que é uma lei para estimular as empresas de tecnologia com a isenção de impostos federais. Aqui, em Belo Horizonte, nós temos no Proemp essa ferramenta pela qual as empresas são inscritas e, automaticamente, são beneficiadas pelo Imposto Sobre Serviços (ISS) de 2%, que é o mínimo nacional. Elas ainda contam com um diferimento de 5 anos dos tributos municipais, que são o IPTU e o ISS”.
Faria expressou a vontade de transmitir uma mensagem aos empresários e aos leitores do DIÁRIO DO COMÉRCIO. “Quero deixar a minha mensagem a todos para que acreditem nesse novo momento da nossa cidade. Acreditem nas ações das pastas em todas as áreas da prefeitura. É a prioridade do prefeito Fuad em trazer a felicidade de volta e atuar como facilitador para o desenvolvimento econômico. As pessoas que têm projeto de empreender, as empresas que pensam em aumentar o seu investimento na Capital, que acreditem na mensagem de vivermos mais momentos felizes”.