Produção de duas fábricas da Mercedes-Benz será suspensa

24 de março de 2021 às 0h27

img
Na planta em Juiz de Fora cerca de 830 trabalhadores ficarão em casa até o dia 5 de abril | Crédito: Divulgação

A Mercedes-Benz vai interromper a produção nas fábricas de veículos em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e em São Bernardo do Campo (SP), entre esta sexta-feira (26) e o dia 5 de abril. A decisão, tomada em conjunto com os sindicatos de metalúrgicos dos municípios, visa administrar a dificuldade de abastecimento de peças e componentes na cadeia de suprimentos.

A medida também tem o objetivo de contribuir para o isolamento social nas cidades, reduzindo a contaminação pela Covid-19. Em nota, a Mercedes-Benz informou também que a paralisação atende à antecipação de feriados determinada pelas prefeituras locais.

Após os nove dias de interrupção das atividades, a montadora concederá férias coletivas a grupos alternados de funcionários. “Assim, teremos um grupo de produção menor mantendo os protocolos de distanciamento, mas continuaremos a atender os nossos clientes com nossos produtos e serviços”, diz a nota. A rede de concessionários e oficinas da marca permanecerão em funcionamento, com exceção daquelas localizadas em estados ou cidades em que há orientação do poder público de interrupção das atividades, como é o caso de Juiz de Fora.

Os colaboradores administrativos da Mercedes-Benz continuarão trabalhando em regime de home office. Ao todo, a companhia emprega cerca de 10 mil profissionais no Brasil. Em Juiz de Fora, são 830 funcionários.

“Considerando os empregos diretos e indiretos, essa decisão fará com que cerca de 1.200 pessoas fiquem em suas casas em Juiz de Fora. São medidas necessárias, considerando os elevados índices de casos em mortes na cidade e à falta de insumos ao setor”, disse o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região, João César Silva.

Silva explicou que, pelo acordo entre a montadora e o sindicato, as próximas sexta-feira e segunda-feira serão contabilizadas no banco de horas dos trabalhadores. Já terça, quarta e quinta-feira da próxima semana serão dias de antecipação dos feriados. “Em seguida, vem o final de semana. Garantiremos, dessa forma, nove dias de isolamento dos funcionários. A partir do dia 5, começam as férias coletivas alternadas”. Segundo Silva, as férias poderão ser interrompidas caso o cenário da pandemia na cidade mineira melhore. “Mas pode haver uma paralisação ainda maior caso o quadro se agrave”, acrescentou.

O sindicalista informou ainda que se reuniu com grupos de colaboradores da Mercedes na fábrica de Juiz de Fora, na manhã de ontem, para um trabalho de conscientização. “Precisamos que todos entendam que não são férias ou viagens. É uma parada para conter um vírus, para proteger a vida, para garantir saúde e emprego. Estamos trabalhando nessa conscientização. É preciso que fiquem em casa”, ressaltou.

Fiat

No início deste mês, a montadora Fiat anunciou férias coletivas de um dos turnos de trabalhadores, em uma de suas três linhas de produção da planta de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foram 600 funcionários que ficaram paralisados por dez dias também devido a problemas no fornecimento de insumos e componentes. A medida envolveu menos de 10% do efetivo da unidade.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail