Supermercados têm o horário de funcionamento ampliado

9 de abril de 2021 às 0h25

img
Supermercados e padarias ainda terão que ficar fechados aos domingos na capital mineira | CRÉDITO: CHARLES SILVA DUARTE/Arquivo DC

Os horários de funcionamento dos supermercados e padarias mineiros passaram por mais uma modificação no Estado, agora com permissão de abertura até às 22h, conforme informado na quarta-feira (7) pelo governo de Minas.

O anúncio foi feito após reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, ocasião em que também ficou decidido que 12 das 14 macrorregiões de saúde de Minas Gerais permanecem na onda roxa, a mais restritiva do programa Minas Consciente, pelo menos até a próxima semana.

A decisão da expansão dos horários de funcionamento dos supermercados e padarias mineiros foi bem recebida pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). De acordo com o presidente executivo da entidade, Antônio Claret, a medida vai reduzir aglomerações nos estabelecimentos, o que ajuda a proteger tanto os consumidores quanto os próprios colaboradores.

“Representa um alívio no fluxo de consumidores, pois havia certa pressão no fim da tarde. As pessoas tinham menos tempo para ir aos locais. Quanto mais tempo o supermercado ficar aberto, melhor. Nosso foco é a segurança dos consumidores e das equipes”, afirma ele.

No setor de padarias, os reflexos da medida deverão ser diversificados, de acordo com as características e localização de cada estabelecimento, segundo o presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria da Panificação (Amipão), Vinícius Dantas.

De acordo com ele, para padarias localizadas na região Centro-Sul de Belo Horizonte, por exemplo, o horário de funcionamento até as 22h pode ser importante, para atender a um público que trabalha até mais tarde nas proximidades, como empresários, por exemplo. Porém, outras poderão optar por não prolongar tanto o horário e fecharem as portas por volta das 21h.

“O setor é muito diverso e o público também. Cada uma deverá agir conforme a sua realidade”, afirma ele.

Funcionamento aos domingos

O horário de funcionamento dos supermercados e padarias mineiros foi expandido, porém ainda há a questão da não abertura desses estabelecimentos aos domingos na capital mineira.

Procurada, a Prefeitura de Belo Horizonte informou que, a respeito desse assunto, deve ser considerado o Decreto 17.572, que não autoriza a abertura de vários estabelecimentos no primeiro dia da semana.

Para Claret, da Amis, é importante o funcionamento durante toda a semana para evitar uma maior concentração de pessoas em outros dias. “Quando fecha aos domingos, há uma pressão maior na sexta-feira, no sábado e na segunda-feira”, afirma ele.

Dantas, da Amipão, também ressalta a relevância da abertura das padarias aos domingos na capital mineira e afirma que o setor deverá fazer um manifesto em relação ao assunto para a Prefeitura.

“O fechamento aos domingos é uma lástima para o setor e pode causar desemprego. Há muitas compras por impulso, como aquele esquecimento de última hora de um produto, e vendas são perdidas com os fechamentos”, afirma.

No entanto, diz ele, o setor não está parado e tem buscado alternativas para funcionar, que poderão ser úteis inclusive no pós-pandemia. “É necessário criar alternativas, como uso de aplicativos, delivery. São mudanças e hábitos de consumo que vieram para ficar”, ressalta.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail