Vale indica cautela em aumento da oferta

11 de novembro de 2020 às 0h14

img
Crédito: REUTERS/Brendan McDermid

Rio – A mineradora brasileira Vale pretende ser cautelosa em sua expansão de capacidade para não derrubar o mercado de minério de ferro enquanto busca recuperar suas operações do impacto de um rompimento fatal de barragem em 2019.

“Nós vamos ser responsáveis, não vamos sobrecarregar os mercados com minério de ferro”, disse o diretor financeiro da companhia, Luciano Siani, em entrevista em vídeo durante o evento Reuters Commodity Trading Summit.

A mineradora está preparada para aumentar sua capacidade para 450 milhões de toneladas em cerca de cinco anos, usando métodos mais seguros e menos poluentes, disse ele.

Mas a companhia pode não usar toda a capacidade caso não se confirme um esperado aumento na demanda asiática, guiada pelo setor industrial.

“A intenção não é sobrecarregar os mercados até 450 (milhões de toneladas). É ter a capacidade disponível para atender o mercado se for necessário”, disse Siani.

As decisões de produção da Vale afetam os preços de produtos de aço pelo mundo, uma vez que ela é a única produtora global de minério de ferro com planos significativos de expansão de capacidade.

O caminho da Vale até o aumento da produção inclui expansão de minas na região Norte do Brasil, e recuperação da produção em algumas de suas minas mais antigas em Minas Gerais.

A companhia recuperou momentaneamente seu posto de líder em minério de ferro no terceiro trimestre, após produzir mais que a rival australiana Rio Tinto, para quem a brasileira perdeu o posto após o rompimento de barragem da empresa em Brumadinho (Região Metropolitana de Belo Horizonte) em 2019 que deixou 270 mortos e obrigou o fechamento de outras minas vistas como sob risco.

“Todo mundo entende que o grande fator de mudança na oferta é a Vale”, disse Siani. “A boa notícia é que a capacidade está aqui, as minas estão aqui, as plantas de processamento estão aqui e as ferrovias estão aqui.” (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail