Vendas de diesel no País avançam 7% em setembro

4 de novembro de 2020 às 0h14

img
Crédito: REUTERS/Sergio Moraes

São Paulo – As vendas de diesel e gasolina pelas distribuidoras de combustíveis do Brasil avançaram em setembro na comparação com mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que sugerem uma retomada em meio à flexibilização das medidas de isolamento pela pandemia de coronavírus no País.

De acordo com os números da ANP, a comercialização de diesel atingiu 5,24 bilhões de litros no mês, alta de 7% frente a setembro de 2019 e maior resultado mensal desde outubro do ano passado. Na comparação com o mês imediatamente anterior, a cifra apura alta de 1,4%.

Já as vendas de gasolina comum somaram 3,13 bilhões de litros em setembro, avanço de 1,2%, frente ao mesmo intervalo do exercício passado, e de 6,6% na comparação com agosto. Além disso, é o resultado mensal mais expressivo desde janeiro.

Apesar da indicação de retomada no consumo, no acumulado do ano a comercialização de ambos os combustíveis fósseis ainda fica abaixo dos números registrados em 2019, após o forte impacto causado pela pandemia de Covid-19. As vendas de diesel, segundo a ANP, acumularam queda de 1,0% nos nove primeiros meses do ano, enquanto as de gasolina registraram baixa de 9,1%.

No ápice das medidas restritivas, em maio, a variação no acumulado do ano frente a 2019 chegou a atingir queda de 3,3% para o diesel e 11,6% para a gasolina.

Em relação ao etanol, as vendas por distribuidoras no Brasil totalizaram 1,7 bilhão de litros em setembro, queda de 9,2% na comparação anual, mas avanço de 8,3%, ante agosto e melhor resultado mensal desde fevereiro.

No acumulado de 2020, o volume comercializado de etanol fica 16% abaixo do registrado nos nove primeiros meses do ano passado. Apesar disso, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) destacou em nota que o dado configura a segunda maior demanda de etanol hidratado na série histórica para o período de janeiro a setembro.

“No mês de setembro de 2020 houve um importante movimento de recuperação no consumo de combustíveis no Brasil… Esse cenário é ainda mais significativo, pois todos os estados apresentaram crescimento nas vendas de (etanol) hidratado e gasolina em setembro na comparação com o volume comercializado de março a agosto de 2020”, disse a Unica em comunicado. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail