Prêmio José Costa valoriza visão de futuro

Fundação Dom Cabral, parceira do DC, analisou quase 100 iniciativas e empresas

4 de novembro de 2022 às 0h29

img
Prêmio José Costa 2022 vai comemorar também as nove décadas do DIÁRIO DO COMÉRCIO; festa será no próximo dia 17 | Crédito: Divulgação

Sete edições e 65 premiados depois, o Prêmio José Costa, promovido pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) e apoio técnico do Instituto Orior, chega à oitava edição com o tema “Liderança transformadora para os futuros da humanidade”.

O desafio é destacar dez empresas, personalidades e entidades a serem reconhecidas nas categorias: Qualidade da Cidadania; Qualidade da Democracia; Qualidade de Vida; Qualidade Ambiental; Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica; Qualidade da Cultura e Educação; Geração e Distribuição de Riquezas; Produção Responsável e Competitividade; Liderança ESG e Prática ESG. As iniciativas são avaliadas segundo a efetividade, inovação, impacto e replicabilidade.

De acordo com a analista de relações Institucionais da FDC, Tatiana Senra, foram quase 100 iniciativas e empresas mapeadas e analisadas pelo comitê organizador.

“Como correalizadores desde o início, chegar a essa edição é um orgulho para a Fundação. Nesse tempo, o perfil das empresas mudou muito, trazendo um papel da liderança muito importante. Ao mesmo tempo, precisamos alinhar desenvolvimento econômico com o social e as empresas estão cada vez mais preocupadas com isso. O Prêmio José Costa não é um convite só ao comercial, tem um alinhamento com os propósitos. São temáticas caras à FDC”, explica Tatiana Senra.

Na edição de 2022, que coincide com o 90º aniversário do DIÁRIO DO COMÉRCIO, o Prêmio alinha os seus critérios de reconhecimento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela ONU em 2015.

De acordo com a presidente e diretora editorial do DIÁRIO DO COMÉRCIO, Adriana Muls, representantes de diferentes setores serão convidados para uma discussão ampla e conjunta em favor de um novo ambiente de negócios, responsável e com visão de futuro. A festa de entrega dos prêmios, que vai comemorar também as nove décadas do DIÁRIO DO COMÉRCIO, será realizada no dia 17 de novembro.

“Desde o início buscamos empresas e personalidades que estivessem alinhados com valores como integridade, inovação e liderança, tão caros à sociedade mineira e ao nosso fundador, José Costa”, destaca Adriana Muls.

O Prêmio José Costa é um momento de mobilização da sociedade mineira e de celebração, mas o apoio à implantação de uma agenda de valores dentro das empresas e instituições acontece diariamente nas páginas e nos canais digitais do jornal.

“Essa agenda tem que estar dentro das organizações e o nosso objetivo é contribuir com o Prêmio e com a prática diária de um jornalismo propositivo e responsável, conforme o que José Costa deixou de herança para a nossa geração. Precisamos entender o perfil e o papel da liderança. E em que medida cada um de nós pode ser um líder. O mundo vive uma crise de liderança e precisamos conhecer quem são os novos líderes que já estão surgindo com esses com essa nova mentalidade, resolvendo o problema de forma genuína, dentro da agenda da nova economia”, pontua a presidente do DIÁRIO DO COMÉRCIO.

“No decorrer do processo encontramos várias lideranças dedicadas profundamente às temáticas levantadas pelo Prêmio. Lideranças sociais, organizacionais e públicas que ampliam a discussão e as ações. Os desafios passam por pessoas e são os mesmos para a maioria. O importante é encontrar soluções conjuntas. É preciso redobrar as forças. Ainda vivemos em uma sociedade marcadamente individualista. Outro ponto importante é termos o compromisso de estarmos juntos com esses indicados que reconhecemos para acompanhar o que tem sido feito, dar visibilidade, compartilhar, fazer a troca de experiência. Trabalhar o desenvolvimento das pessoas para a transformação. São projetos muito interessantes do Estado todo. No dia 17 de novembro teremos uma cerimônia diversificada e agregadora”, completa a analista de relações Institucionais da FDC.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail