Novo serviço pode favorecer acesso ao crédito no País

21 de janeiro de 2020 às 0h03

img
Crédito: Agência Brasil

São Paulo – A plataforma de finanças pessoais Guiabolso criou um serviço que permitirá que empresas acessem dados financeiros previamente autorizados, mostrando como companhias estão se antecipando à implantação do open banking.

Batizado de Guiabolso Connect, o serviço permite o acesso a informações como renda, gastos em algumas categorias e saldo da conta corrente, o que pode ser usado por empresas financeiras para melhorar a avaliação de risco para oferta de produtos como crédito, seguros, investimentos e seguro-fiança.

Em vez do acesso direto aos dados que o Guiabolso tem dos seus mais de 6 milhões de clientes, como extratos bancários, as instituições interessadas recebem informações quantitativas, sem compartilhar os dados brutos do usuário.

“É uma ferramenta um pouco mais profunda do que o serviço oferecido pelos bureaus de crédito”, diz Fátima Rios, chefe do Guiabolso Connect, salientando que o negócio se encaixa no modelo do open banking, sistema que dá às pessoas o poder sobre acesso aos seus dados bancários e que deve entrar em vigor no Brasil no final de 2020, segundo previsões do Banco Central.

Vantagens – Segundo ela, vantagens potenciais para o consumidor com o uso do serviço incluem redução de juros de crédito para os que mostrarem que têm melhor nível de risco e agilidade na contratação de serviços, ao poder alugar ou comprar um imóvel sem ter que juntar documentos para comprovar renda.

Segundo o presidente do Guiabolso, Thiago Alvarez, o serviço amplia o acesso de pessoas a produtos financeiros antes não oferecidos devido a limitações de se avaliar perfil com o uso só de bureaus de crédito tradicionais ou documentos físicos.

Para as empresas, a ferramenta mitiga o risco de fraude de documento falsos, diminui custos com back office e reduz o risco de calote, diz Fátima.

“Chegamos a observar que o nível de precisão na análise de risco dos clientes chega a ser 50% maior quando se usa a análise mais completa do score e histórico financeiro”, afirma Fátima.

A nova oferta do Guiabolso foi lançada dias após a gigante de cartões Visa ter anunciado, na semana passada, a compra da fintech norte-americana Plaid, que presta esse tipo de serviço, por US$ 5,3 bilhões. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail