Direitos humanos na pauta da F. Iniciativas

17 de setembro de 2019 às 0h07

img

F. Iniciativas, consultoria especializada na gestão de incentivos fiscais e financiamento à Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), é membro do Pacto Global, iniciativa pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) na sua matriz na Espanha.

No Brasil, esses princípios sempre foram aplicados em respeito pelos direitos humanos, do trabalho, agência de proteção ambiental e luta contra corrupção, desde o início de suas atividades, seguindo a iniciativa de sua matriz europeia, contudo, agora é o primeiro informe de Progresso totalmente dedicado ao Brasil que foi apresentado com os resultados obtidos localmente.

Esse documento, considerado público e transparente, expõe um resumo sobre a F. Iniciativas, enumera os projetos realizados em 2018, bem como seus resultados, além de propor novas ações para os próximos meses visando cumprir os princípios do Pacto.
O Pacto Global foi lançado em 2000 e atualmente é a maior resolução de sustentabilidade corporativa em atividade no mundo.

Com uma média de 13 mil participantes em 160 países, o Pacto almeja auxiliar as empresas a alinharem seus métodos e procedimentos a 10 princípios universais estipulados pela ONU nos setores de Direitos Humanos, Meio Ambiente, Trabalho e Anticorrupção.

Esses conceitos colaboram para enfrentar os desafios impostos pela sociedade e promover boas práticas dentro das empresas, como a eliminação de qualquer trabalho forçado ou compulsório; apoio a uma abordagem preventiva aos desafios ambientais; desenvolvimento e propagação de tecnologias ambientais amigáveis; combate a qualquer tipo de corrupção e discriminação.

De acordo com a Coordenadora de RH da F. Iniciativas, Vanessa Montagnoli, a companhia “acredita que a sua participação no Pacto reforça seus valores e crenças perante aos direitos humanos e aos objetivos de desenvolvimento sustentável, contribuindo tanto para os negócios, como para os colaboradores e a sociedade”.

A executiva acrescenta que a multinacional tem como principal meta garantir-se como uma empresa humana e colaborar com a melhoria e evolução dos negócios de seus clientes.

Com o crescimento do quadro de seus funcionários, a F. Iniciativas criou um comitê multidisciplinar formado por voluntários que acreditam no projeto e disponibilizaram-se para auxiliar nas decisões e iniciativas a serem criadas pela empresa.

“Eles nos trazem todas as demandas, avaliam as necessidades junto aos colaboradores e nos ajudam a decidir o que podemos fazer de diferente, respeitando os direitos e princípios do pacto”, explica Vanessa Montagnoli. Após as reuniões com o comitê são elaborados os calendários mensais com novas ações e políticas que serão colocadas em prática pela consultoria.

As iniciativas implantadas podem ser pontuais – como uma campanha ou evento temporário direcionado a um determinado público -, ou contínuas, com projetos permanentes aplicados sem previsão de término e com maior abrangência de público-alvo.

As ações pontuais promovidas pela F. Iniciativas foram as comemorações do Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Mulher e Dia das Crianças, bem como eventos de conscientização nas campanhas de Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul.

Por outro lado, algumas ações contínuas como Day Off no mês de aniversário, Home Office uma vez por semana para os funcionários com mais de um ano de empresa, campeonatos de futebol e o Café com Prosa, ou seja, reuniões particulares do diretor executivo da companhia com os colaboradores a fim de conhecê-los melhor.

Vanessa Montagnoli explica que, ao pensar e elaborar novos projetos que se encaixem nos princípios universais propostos pelo Pacto Global, o objetivo da F. Iniciativas é “trabalhar o lado solidário de todos os colaboradores, além de promover mais ações ambientais que sejam reflexo de dentro para fora da empresa e trazer inovação a todo momento”.

Para que esse objetivo seja alcançado, a programação para os próximos meses já está definida. Algumas ações a serem colocadas em prática são: Happy Hour de final de campanha, troca de copos de plástico por canecas, café da manhã de primavera, campanha do agasalho, inclusão do quadro “Você Sabia?”, Dia do Voluntário, ação social em instituições e confraternização de fim de ano.

De acordo com o site oficial do Pacto Global da ONU, o Brasil representa, no momento, a terceira maior rede local do programa, com 826 empresas participantes. Vanessa Montagnoli ressalta que a adesão ao pacto é uma tendência mundial e um desafio contínuo para as políticas internas de qualquer empresa.

“O desafio é que por mais ações que fizermos, sempre existirá a possibilidade de fazer, inovar e evoluir ainda mais dentro dos princípios propostos pela ONU. A maior finalidade da F. Iniciativas é tornar-se uma das grandes referências no mercado dentre as companhias aderidas ao projeto e ser visivelmente reconhecida por suas ações referentes aos direitos humanos e ao Pacto Global”, finaliza a executiva. (Da Redação)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail