Crédito: Divulgação

O Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), instituição que tem a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como fundadora e parceira estratégica, inaugura o seu Hub de Inovação Multifuncional.

Esse projeto foi contemplado na Chamada 07/2019 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – Programa de Apoio a Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – e recebeu o primeiro repasse para implementação.

O projeto receberá programas de aceleração e incubação de iniciativas de alto potencial tecnológico; assessoramento empresarial; soft landing para instalação de empresas nacionais e internacionais prospectando negócios em Minas Gerais; consultoria em transferência de tecnologia; coworking; espaços para cocriação, demonstração de projetos e rodadas de negócios.

O hub também englobará o BH-TEC Lab Itinerante para prototipagem e testes de tecnologias, que poderá ser utilizado pelas empresas residentes, assim como pelos atores de ciência, tecnologia e inovação de Minas Gerais e pela sociedade.

O Hub é o primeiro passo para o BH-TEC se tornar uma Área de Inovação. Isso significa se tornar um lócus projetado e administrado para atrair pessoas de espírito empreendedor, talento qualificado, negócios e investimentos intensivos em conhecimento, aprimorando assim o desenvolvimento econômico sustentável e a prosperidade para a sociedade.

Nesse contexto, contempla não apenas as necessidades de empresas e institutos de C,T&I de colaborar entre si, mas também da comunidade a qual o parque integra.