Segurança da IoT na pauta do Inatel

9 de julho de 2021 às 0h22

img
Inatel & UCA/IMREDD, com sede na França, lançam Acordo de Colaboração do Security Design Lab (SDL) | Crédito: Divulgação

Inatel e UCA/IMREDD, com o apoio da empresa de segurança cibernética Sikur, estão lançando a parceria Security Design Lab Inatel, com o objetivo de contribuir com a mais recente tecnologia de segurança para prevenção de violação em ambientes IoT para empresas e governos nesta era de hiperconectividade.

O Security Design Lab (SDL) é uma grande rede de colaboração com o Instituto Mediterrâneo de Risco, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, IMREDD, com sede na França, que irá gerar discussões e disseminar conhecimento para aumentar a segurança dos dispositivos IoT desde a fonte.

A parceria está bem afinada para lidar com sérios desafios de segurança relacionados à mobilidade, veículos autônomos, Smart Home, Smart Cities, Smart Grid, Indústria 4.0 e tendências de “trabalho e acesso remoto”.

O SDL foca em garantir privacidade e segurança em ambientes altamente distribuídos, oferecendo estudos avançados para autenticação, acesso privilegiado e interações digitais H2H & M2M, ao mesmo tempo em que desenvolve pesquisas aplicadas em Inteligência Artificial, computação de ponta móvel e cibersegurança quântica.

Paulo Moura, Chefe de Inovação e Parcerias Estratégicas do IMREDD, acredita que “o problema mais significativo no mercado hoje é como garantir a interoperabilidade, a segurança e a privacidade dos dados, app, softwares e hardwares, integrando sob o mesmo guarda-chuva, dispositivos IoT, rede, nuvem e autenticação humana”. Mouta acredita no potencial deste laboratório inovador para combater essas questões prementes, que estão no cerne da indústria.

Este convênio oferecerá soluções práticas para interessados de todo o Brasil. Permitirá que empresas de telecomunicações, fabricantes de dispositivos IoT, integradores de soluções, provedores de conectividade, parques de P&D e outras organizações dentro da indústria de dispositivos inteligentes testem a segurança e o gerenciamento de seus ativos conectados em um ambiente fechado, antes da implantação e em total conformidade com os regulamentos de proteção dados do mercado brasileiro.

Qualquer empresa interessada pode acessar o site do laboratório www.securitydesignlab.com e gerar o relatório de diagnóstico preliminar de seus equipamentos para entender o nível de conformidade entre seus dispositivos e as normas de proteção de dados.

“As ações do SDL integram o Centro de Segurança Cibernética – CxSC Telecom do Inatel, que tem como missão desenvolver ações, projetos e programas nas áreas da Educação, Pesquisa Aplicada, Testes e Certificações e Serviços para fortalecer a cultura de cibersegurança, vital para o avanço tecnológico em um mundo cada vez mais conectado. O nosso objetivo é que o Inatel seja um centro de referência internacional para projetos de segurança de grande porte”, explica o coordenador adjunto ao CxSC Telecom, professor Guilherme Aquino.

O Inatel também está firmando convênios com universidades, parques tecnológicos e institutos de desenvolvimento e pesquisa para apoiar empresas e entidades em todo o País. Essa vasta rede permitirá que os usuários finais tenham acesso a dispositivos e tecnologias que podem ampliar e melhorar o nível de segurança de seus projetos.

“Essa rede, com rica troca de experiência, será vital para atendermos as demandas dos próximos anos, formando os nossos alunos de graduação e pós-graduação, bem como atendendo as empresas de telecomunicações e tecnologia da informação. Oferecer profissionais competentes em cibersegurança e ter em nosso time especialistas habilitados para interagir com o mercado são os propósitos que esperamos alcançar nos próximos anos para contribuir nacional e internacionalmente com o desafio de construir redes cada vez mais seguras”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail