O Minas Trend, iniciativa da Fiemg, é o maior Salão de Negócios de moda da América Latina - Crédito : Marcelo Soubhia

A 25ª edição do Minas Trend, maior Salão de Negócios de moda da América Latina, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), preparou uma programação especial em celebração ao universo fashion.

Entre os dias 22 e 25 de outubro, o foyer do Expominas será palco de palestras e bate-papos com grandes nomes do setor, como o estilista Dudu Bertholini, o especialista em moda sustentável André Carvalhal, a influenciadora Carla Lemos, fundadora do blog Modices, e muitos outros.

A atração faz parte do processo de democratização do Minas Trend, realçada por seu diretor-criativo, Rogério Lima, que sonha com momentos de interação mais intensos e produções de conteúdos que agucem o interesse de outros segmentos.

“A moda só poderá evoluir quando o setor reconhecer o que verdadeiramente instiga o desejo das pessoas e de nichos variados de mercado. A interação com o púbico é fundamental para determinar o comportamento que a moda deve seguir e contextualizar o processo produtivo das coleções”, afirma.

Diariamente, as palestras abordarão temas atuais relacionados à temática fashion, como moda com propósito, sustentabilidade, diversidade e o perfil consumidor da nova geração. Já o Sebrae Talks voltará o olhar dos participantes para a gestão, em bate-papos sobre marketing digital na moda; a inteligência do varejo na era da experiência; acessórios como auto expressão e Varejo & Estilo.

A programação aberta ao público não para por aí. As pessoas poderão viver uma experiência completa no espaço aberto do Minas Trend, com a apresentação de espetáculos de dança com as companhias Primeiro Ato (22) e Cisne Negro (23), cenários instagramáveis e exposição sobre os 185 anos da AngloGold Ashanti. Além disso, a Feira Gastrô Minas Fashion oferecerá, diariamente, cinco opções de restaurantes dedicados à culinária local e apresentações com DJs.

Versatilidade – O algodão será a estrela do “Passarela Têxtil”, desfile coletivo de seis indústrias mineiras do setor, que acontece na próxima terça-feira, dia 22, no Minas Trend.

A proposta é destacar a força e a resistência do algodão em 30 looks produzidos em parceria com o Senai Modatec – Centro de Referência de Criação e Produção do Vestuário do Sistema Fiemg – que atua na formação de profissionais para a indústria de confecção de roupas, calçados, bolsas e joias. Esse será o segundo maior desfile, em número de looks, do line up do evento.

“Queremos trabalhar as transformações do ser humano por meio de uma matéria-prima que é leve e ao mesmo tempo resistente. As roupas confeccionadas em algodão são duráveis e carregam histórias e emoções, podendo ultrapassar gerações”, explica Amanda Leão, estilista da coleção.

Em referência ao tema da 25ª edição do evento – “Tecendo Futuros” -, algumas das criações utilizaram parte dos resíduos de materiais na customização, originando novos produtos. O resultado foi o desenvolvimento de looks versáteis que ganham novas formas e funções, em um conceito que vai do experimental ao comercial e acessível.

Com beleza assinada por Ricardo dos Anjos, diretor criativo do salão House of Beauty e consultor expert d’ O Boticário, e direção por Bill Macintyre, diretor de desfiles do Minas Trend desde edição passada, o “Passarela Têxtil” contará com tecidos das marcas Cedro Têxtil, Tear Têxtil, Fabril Mascarenhas, Santanense, Cataguases e São Joanense. Serão cinco looks de cada uma delas. A coleção foi integralmente desenvolvida por técnicos do Senai Modatec, desde a criação até a peça final. A canção “Sonhos que podemos ter” do grupo Engenheiros do Hawaí, conduzirá o desfile e é o tema da produção.

Aprendendo em grande estilo – Quatro alunos do Senai Modatec integram a equipe do Passarela Têxtil. A participação na produção do evento é o reconhecimento ao desempenho dos estudantes no curso de moda da instituição. (Da Redação)